Britânico de 91 anos co-pilota Spitfire pela 1ª vez e faz piruetas
Atualizado em 24 de junho, 2014
O ex-piloto Naville Croucher sobreviveu 800 horas de combate durante a Segunda Guerra dentro do cockpit de um Hawker Hurricane, um dos mais famosos caças britânicos do período.
Mas só aos 91 anos o britânico realizou um sonho que nunca imaginou ser possível: co-pilotar um Supermarine Spitfire pela primeira vez.
Croucher foi o primeiro cliente de uma empresa que está oferecendo voos em aviões históricos a partir de uma base aérea em Kent, no sudeste da Inglaterra.
Ele era um entregador de pães na cidade de Dover antes de vivenciar um bombardeio por parte da aviação alemã, o que o convenceu a virar piloto.
Motociclista voa e cai em pé após bater em carro
24-06-2014
Em menos de um mês, conflito no Iraque deixou cerca de 1 mil mortos, aponta ONU
Por iG São Paulo |
Relatório mostra que ao menos 1.075, 757 civis, foram mortos entre os dias 5 e 22 de junho; milícia continua a avançar no país
Ao menos 1.075 pessoas, a grande maioria civis, foram mortas no Iraque em junho deste ano, enquanto insurgência sunita ultrapassa as principais áreas do país, informou a ONU nesta terça-feira (24).
Ontem: Secretário de Estado dos EUA promete apoio 'intenso e duradouro' ao Iraque
Dia 23: Kerry chega a Bagdá em missão de apoio contra milícia sunita
Segundo a equipe dos direitos humanos da organização no Iraque, cerca de 757 civis foram mortos e 599 feridos nas províncias de Nínive, Diyala e Salah al-Din, de 5 a 22 de junho, quando as tropas lideradas pelo governo xiita em Bagdá não conseguiram conter o avanço do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o EIIL.
Quinta: Obama anuncia envio de até 300 assessores militares ao Iraque por milícia sunita
"Esses números - que deve ser visto como mínimos - incluem uma série de execuções sumárias e extrajudiciais de civis, policiais e soldados 'hors' que estavam em combate", disse o porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Rupert Colville, usando o termo francês para os soldados fora de combate.
A equipe no Iraque disse que mais 318 foram mortos e 590 feridos no mesmo período em Bagdá e nas áreas ao sul, muitos deles vítimas de pelo menos seis bombas. Eles também estão tentando verificar o que Colville chamou de "uma série de supostas violações de direitos humanos que vêm ocorrendo no Iraque" com os avanços do EIIL desde o início deste mês.
Colville disse aos jornalistas em Genebra que os sequestros de estrangeiros continuam nas províncias do norte e em Bagdá, incluindo 48 cidadãos turcos, levados do consulado da Turquia quando a milícia capturou Mosul, e 40 indianos que trabalhavam para uma empresa de construção civil iraquiana.
Mas segundo ele, 16 georgianos sequestrados há dez dias foram libertados e 44 outros trabalhadores estrangeiros levados pelo EIIL quando o grupo capturou Al-Door também foram libertados e retornaram com segurança depois de líderes tribais locais assumiram as negociações entre o exército iraquiano e a milícia.
"Tragicamente alguns dos raptados foram posteriormente encontrados mortos e execuções sumárias também, aparentemente, continuam acontecendo", afirmou Colville.
*Com AP
Boko Haram sequestra mais 60 mulheres na Nigéria, segundo testemunhas
Por iG São Paulo |
Segundo testemunhas no nordeste do país, extremistas levaram também 31 meninos; já as forças de segurança negaram a ação
Extremistas islâmicos do Boko Haram sequestraram mais 60 meninas e 31 meninos de aldeias no nordeste da Nigéria, testemunhas disseram nesta terça-feira (24).
Dia 10: Boko Haram sequestra mais 20 mulheres na Nigéria
AP
Maio: Presidente da Nigéria anuncia ampla ofensiva contra o Boko Haram
As forças de segurança, porém, negam a ação. Governo e militares da Nigéria têm atraído muitas críticas por sua lenta resposta aos sequestros de mais de 200 estudantes no dia 15 de abril.
Não houve nenhuma maneira independente de confirmar os relatos vindos de Kummabza, a 150 km de Maiduguri, capital do estado de Borno e sede de um estado militar de emergência, que não conseguiu reduzir os ataques quase diários por combatentes do grupo extremista.
Segundo Kummabza Aji Khalil, que mora na região, os sequestros ocorreram no sábado após ataque que deixou quatro moradores mortos. Khalil é membro de um dos grupos de vigilantes que tiveram algum sucesso em repelir ataques do Boko Haram.
Vítimas: Quatro das mais de 200 alunas raptadas pelo Boko Haram são libertadas
Um vereador local sênior do governo de Damboa disse à Associated Press que os raptos haviam ocorrido, mas pediu anonimato porque não estava autorizado a dar informações aos jornalistas. Ele disse que os sobreviventes idosos do ataque tinham andado cerca de 25 quilômetros para outras aldeias cuja segurança é relativamente maior.
O secretário do conselho Damboa, Modu Mustapha, informou não poder confirmar ou negar os sequestros e encaminhou repórteres ao presidente do conselho, Alamin Mohammed, que não respondeu telefonemas ou respondeu as mensagens de texto.
Resgate: Suposta localização de alunas sequestradas gera impasse na Nigéria
A milícia tem exigido a libertação de membros detidos em troca de reféns, mas o presidente Goodluck Jonathan disse descartar essa possibilidade. A estratégia para resgatar as meninas parece ter chegado a um impasse. Os militares da Nigéria afirmam saber onde elas estão, mas temem que os extremistas matem o grupo, caso ocorra uma ação militar.
Questões políticas também têm prejudicado a questão, já que muitos estão focados nas eleições presidenciais de fevereiro de 2015. A primeira-dama da Nigéria, Patience Jonathan, e alguns outros defensores do governo alegam que os relatórios sobre os sequestros de abril foram fabricados para desacreditar seu marido.
Semana passada, uma comissão presidencial que investiga o crime informou o número de alunas levadas pelo grupo: foram raptadas 395 estudantes, 119 escaparam durante o cerco e outra 57 escaparam logo nos primeiros dias, deixando outras 219 desaparecidas.
Terrorismo: Chega a 118 o número de mortos após explosões de bombas na Nigéria
Na segunda-feira, explosão em uma faculdade de medicina na cidade de Kano matou pelo menos oito e feriu 12, de acordo com a polícia. Foi a terceira explosão de bomba em quatro meses em Kano, segunda maior cidade da Nigéria.
Também no sábado, mesmo dia dos recentes sequestros, dezenas de combatentes do Boko Haram atacaram outras quatro aldeias perto Chibok, cidade onde as estudantes foram raptadas. Testemunhas disseram que pelo menos 33 moradores foram mortos, bem como seis vigilantes e cerca de 20 combatentes da milícia.
*Com AP
Carro da polícia atropela pedestre na Rússia
24-06-2014
Cinegrafista amador capta de dentro de seu carro, o momento em que uma viatura da polícia atropela um homem que atravessava a rua pela faixa de pedestre. O fato aconteceu na última terça (17), na Rússia.
Putin pede cancelamento de permissão para intervir militarmente na Ucrânia
Por iG São Paulo |
Anúncio foi feito nesta terça por porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov; Parlamento deve votar sobre o pedido na quarta
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu ao parlamento para cancelar resolução que sancionava o uso da força militar na Ucrânia, disse seu porta-voz, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (24).
Ontem: Separatistas da Ucrânia aceitam cessar-fogo até 27 de junho, diz líder
Sexta: Presidente da Ucrânia anuncia cessar-fogo unilateral de uma semana
A ação acontece enquanto rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia anunciaram que respeitariam cessar-fogo declarado pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na semana passada, aumentando as esperanças de um fim aos meses de combates que mataram centenas e tiraram milhares de suas casas.
Segundo Peskov, Putin escreveu para o chefe da alta câmara do Parlamento russo pedindo que seu pedido para o uso de intervenção militar no país, realizado no dia 1º de março, fosse revogado.
Putin emitiu o pedido ao parlamento depois que o então presidente pró-russo da UcrâniaViktor Yanukovych foi deposto em fevereiro, após meses de protestos de rua. Em março, a região ucraniana da Criméia foi anexada pela Rússia depois de ter sido ocupada por tropas que Putin admitiu terem sido forças do exército russo.
Proposta: Plano de paz da Ucrânia prevê zona-tampão na fronteira com a Rússia
A solicitação de Putin marca mais um esforço do Kremlin em acalmar a crise antes de uma visita do presidente a Viena, nesta terça, onde o líder russo se reunirá com a Organização para agentes de segurança e de cooperação que ajudou a intermediar as negociações de paz entre Kiev e Moscou. Kiev e os governos ocidentais têm frequentemente acusado a Rússia de apoiar os rebeldes e acumular tropas na fronteira com a Ucrânia se preparando para uma possível invasão.
Quinta: Otan diz que mais tropas da Rússia se instalam na fronteira com Ucrânia
Mercados russos, abalados pela crise na Ucrânia e uma série de sanções impostas pelos EUA e a União Europeia contra as autoridades russas e empresários, subiram 1,6% nesta terça-feira após o anúncio de Peskov, atingindo quatro meses de alta.
A resolução de março foi aprovada por unanimidade pela alta câmara do Parlamento russo. Na terça-feira, o membro do parlamento Valery Shnyakin disse que a casa votaria no mais recente pedido de Putin na quarta (25), de acordo com a RIA Novosti.
O cessar-fogo no leste da Ucrânia parecia estar vigente em grande parte da região nesta terça. Soldados em um posto de controle em Dovhenke, a 50 quilômetros ao norte do reduto rebelde de Slovyansk, foram vistos relaxando perto de barricadas ou praticando exercícios.
Dia 16: Rússia corta fornecimento de gás da Ucrânia em aumento de tensão com Kiev
Vladislav Seleznev, porta-voz da operação ucraniana no leste, disse que as forças rebeldes atacaram uma base ucraniana ao norte de Slovyansk na segunda, mas não houve combates durante a noite.
Em outro ponto de verificação controlado pelo governo fora da Slovyansk, porém, as tropas disseram terem sofrido ataques com tiro na manhã desta terça e os cerca de 15 soldados que equipam o posto de controle pareceram estarem tenso com a situação.
*Com AP
________________________________________________
Curdos tomam cidade no Iraque e formam 'barreira' a avanço de islamistas
12-06-2014 14:52:08
Insurgentes da etnia curda no Iraque tomaram Kirkuk nesta quinta-feira, expulsando os soldados do Exército iraquiano da cidade no norte do país conhecida por sua alta produção de petróleo.
O governo do Iraque enfrenta duas forças distintas e opostas no norte do país, que estão obtendo vitórias expressivas contra as forças oficiais. De um lado, a minoria étnica curda tenta expandir sua região autônoma, recuperando espaços perdidos durante o regime de Saddam Hussein.
Por outro lado, forças islamistas sunitas de um grupo chamado Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS, na sigla em inglês) tentam tomar o norte do país para depois se encaminhar ao sul, rumo à capital Bagdá.
No dia anterior à tomada de Kirkuk pelos curdos, as forças islamistas do ISIS haviam tomado Mosul, a segunda maior cidade do Iraque. Mosul é o mais importante centro da produção de petróleo, cimento, açúcar e produtos têxteis do país. Também é um ponto chave de comércio, por estar próximo da Síria e da Turquia.
Curdos e sunitas são adversários. Muitos analistas acreditam que os insurgentes sunitas querem avançar do norte até a capital, Bagdá, e entrar em confronto com os xiitas.
Os curdos em Kirkuk seriam uma espécie de "barreira" a esse avanço. Segundo o repórter da BBC Jim Muir, que está no norte do Iraque, os insurgentes do ISIS teriam interesse em evitar confrontos com os curdos, já que seu alvo principal são os xiitas e as forças oficiais do Iraque.
Estado de emergência adiado
O Parlamento iraquiano discutiu nesta quinta-feira um pedido feito pelo primeiro-ministro, Nouri Maliki, de decretar estado de emergência.
O premiê teria pedido poderes para impor toques de recolher, restringir a liberdade de movimento dos cidadãos e censurar a imprensa. No entanto, muitos analistas acreditam que ele não conta com o apoio dos dois terços do Parlamento necessários para aprovar a medida.
Nesta quinta-feira, o debate sobre o pedido de Maliki foi adiado por falta de quórum: apenas 128 dos 325 parlamentares estavam presentes para votação.
O governo dos Estados Unidos anunciou que está considerando a possibilidade de ajudar as tropas oficiais do Iraque a combater os grupos insurgentes.
Há anos, a região de Kirkuk é palco de embates entre iraquianos árabes (sunitas e xiitas) e curdos. Nos anos do regime de Saddam Hussein, os curdos foram expulsos da cidade, em um programa oficial de "arabização" de Kirkuk. O objetivo era manter os campos de petróleo da região sob controle do governo iraquiano.
Para os curdos, que governam uma região autônoma no norte do Iraque, Kirkuk sempre "pertenceu" à sua etnia historicamente.
Essa Copa pode ser 'tanto a pior como a melhor', diz jornal britânico
12-06-2014
A Copa do Mundo no Brasil será aberta nesta quinta-feira em meio a incertezas e pode, na opinião de um dos mais importantes jornais britânicos, tanto ser um sucesso como um desastre.
"Esta Copa tem o potencial para ser tanto a maior como a pior da história do esporte", diz o The Guardian em texto na capa de sua edição desta quinta-feira, intitulada "Pronto ou não, chegou a hora de o Brasil mostrar ao mundo (sic)".
"O maior, mais caro e possivelmente mais polêmico torneio na história do esporte na história do esporte vai começar hoje [quinta-feira] no estádio Itaquerão com uma cerimônia cheia de estrelas e uma partida entre o país-sede e a Croácia. Mas nem tudo está bem na família do futebol.", diz o texto.
O The Guardian afirma que nem a presidente brasileira, Dilma Rousseff, nem o presidente da Fifa, Sepp Blatter, farão discursos na abertura da Copa, temendo vaias.
A reportagem diz que enquanto as atenções do mundo estiverem focadas nas apresentações de estrelas como Pitbull e Jennifer Lopez ou no desempenho de astros como Neymar, Paulinho, Hulk e Fred na Arena Corinthians, "nas ruas, manifestantes planejam entoar uma mensagem discordante sobre desigualdade, remoções forçadas e os gastos excessivos de US$ 11,5 bilhões".
O jornal descreve o país como a nação "mais obcecada com futebol no planeta", mas ressalta que "este torneio tem um significado político mais pesado do que o normal, por acontecer em meio a uma crise de confiança na forma como tanto o Brasil como o futebol mundial são administrados."
Os escândalos envolvendo a Fifa - de pagamento de propina a dirigentes na escolha do Catar como sede do Mundial de 2022 - também repercutem na imprensa mundial.
O jornal britânico Financial Times destaca o que chama de "Paradoxo Fifa": o fato de que "um dos maiores desastres de governança" do mundo é capaz também de organizar de forma eficiente o maior espetáculo esportivo do planeta.
Dentro de campo
O jornal americano New York Times destaca o lado futebolístico em seu texto sobre a Copa do Mundo, falando que "o peso do mundo está sobre [a seleção do] Brasil" e apontando a equipe de Luiz Felipe Scolari como favorita.
"E dentro desta hierarquia, enquanto a Espanha é a campeã mundial atual, o Brasil segue sendo o time a ser batido."
As pressões sobre a seleção brasileira são grandes, para o jornal americano.
"O Brasil, cuja história no pós-Guerra é medida por cinco títulos de Copa do Mundo, não tem alternativa senão vencer o torneio."
Na Espanha, terra da atual campeã mundial, a imprensa nacional aponta a Espanha e o Brasil como seleções favoritas nesta Copa. Com o título "Fúria brasileira diante do samba espanhol", o jornal El País afirma que o Mundial medirá os estilos dos dois principais aspirantes. "O Brasil é o arquivo do tesouro do futebol, a apoteose", define o diário.
Reportagens dos principais jornais espanhóis lembram a derrota do Brasil na Copa de 1950, o chamado "Maracanazo", que, na análise do El País, é "um pesadelo que hoje seria ainda mais insuportável para os anfitriões". De acordo com diário ABC, a seleção brasileira tem sua melhor possibilidade de revanche.
Alguns jornais seguem a tendência verificada nos últimos dias e registram o clima de tensão social no país-sede do torneio.
"Um Brasil em evolução dentro e fora do estádio já vive a Copa", assinala o jornal catalão Ara. A reportagem destaca que Espanha defende o título em um encontro que começa entre protestos.
Na Argentina, o destaque da imprensa no dia de abertura da Copa foi a invasão de torcedores brasileiros e estrangeiros ao campo onde a seleção argentina treinava, em Belo Horizonte. Grande destaque foi dado ao brasileiro Robinson Oliveira, de 23 anos, que ganha a vida como sósia de Ronaldinho Gaúcho.
Oliveira conseguiu invadir o gramado e apertar a mão de Lionel Messi, arrancando risadas do craque argentino. O jornal La Nación fez uma reportagem só sobre Oliveira com o título "Quem é o falso Ronaldinho que entrou em campo e fez reverência a Lionel Messi".
Em uma dos textos de maior destaque no seu portal na internet, o La Nación elencou as chances das seleções na Copa: os favoritos ao título (Brasil, Alemanha e Espanha), os que vieram para roubar a cena (Argentina, Itália, Uruguai e Holanda), os que vieram para surpreender (Bélgica, Colômbia, Chile e Portugal), os que vieram para reencontrar seu futebol (Inglaterra, França, Camarões, Costa do Marfim, México e Rússia), o que vieram para atrapalhar a vida dos demais (Equador, Bósnia, Suíça, Estados Unidos, Croácia, Gana, Coreia do Sul e Japão) e os que vieram a passeio (Irã, Honduras, Nigéria, Costa Rica, Grécia, Austrália e Argélia).
Com contribuição de Liana Aguiar, de Barcelona.
O Iraque esta à beira de uma nova guerra civil?
12-06-2014
O governo do Iraque disse que pode instaurar estado de emergência no país depois que o grupo ISIS assumiu o controle da segunda maior cidade do país, Mosul.
Cerca de 500 mil pessoas deixaram a cidade após o ataque de extremistas e, segundo o chefe da missão turca em Mosul, quase 50 autoridades consulares foram detidas pelo ISIS.
Também conhecido pela sigla ISIS (Estado Islâmico do Iraque e Levante, numa tradução livre), o grupo é uma dissidência da al-Qaeda e controla um território significativo no leste da Síria e das regiões oeste e central do Iraque.
Segundo autoridades iraquianas, partes da cidade de Tikrit, a cidade natal de Saddam Hussein e que está localizada a 150 km da capital Bagdá, também foram tomadas por insurgentes de filiação ainda indefinida.
O primeiro-ministro iraquiano Nouri Maliki disse que lutará contra os extremistas e punirá os membros das forças de segurança do país que desertaram em meio aos confrontos.
O que está acontecendo?
Por causa dos confrontos , centenas de milhares de pessoas deixaram suas casas
Os confrontos em começaram em Monsul em 6 de junho, quando militantes do ISIS e árabes sunitas atacaram a cidade, que tem 1,8 milhões de habitantes.
Na segunda-feira, o governador da província de Nineveh, Atheel al-Nujaifi, pediu ao habitantes da região para "permanecerem firmem em suas áreas e que as defendam contra estranhos".
Mas o próprio Al-Nujaifi teve de fugir antes que a sede do governo fosse tomada por centenas de homens armados com lançadores de granadas, rifles e armas automáticas.
Na quinta-feira, dezenas de milhares de habitantes da província fugiram para uma região controlada pelos curdos após o aeroporto de Mosul, o centro de operações do Exército e outros edifícios importantes serem invadidos.
Os militantes também incendiaram delegacias de polícia e libertaram centenas de detentos. Policiais e soldados abandonaram seus postos.
Por que Mosul é importante?
Mosul é o mais importante centro da produção de petróleo, cimento, açúcar e produtos têxteis do país. Também é um ponto chave de comércio, por estar próximo da Síria e da Turquia.
Após a invasão do país liderada pelos Estados Unidos, em 2003, Mosul tornou-se um bastião da resistência à ocupação, à qual a maioria sunita local se opunha e minoria formada pelos cursos apoiava.
Anos de bombardeios e tiroteios por parte de militantes ligados à al-Qaeda levaram a um êxodo de milhares de habitantes.
Só em 2009 Mosul pareceu voltar à normalidade, mas os militantes mantiveram-se firmes na região. A violência aumentou depois que as tropas americanas se retiraram no fim de 2011.
E aumento ainda mais desde o início de 2003, quando o governo do primeiro-ministro Maliki lançou uma grande ofensiva contra o ISIS e os sunitas.
O governo pode retomar o controle da região?
Violência e número de mortos vêm aumentando no Iraque desde o ano passado
"O que ocorreu é um desastre", disse Osama al-Nujaifi, líder do Parlamento e irmão do governador de Nineveh. Ele exigiu que o governo e as autoridades curdas enviem reforços com urgência a Mosul para expulsar os "grupos terroristas".
O primeiro-ministro pressionou o Parlamento para que seja declarado estado de emergência, similar ao estado de sítio, por 30 dias, dando às forças de segurança os "poderes necessários" para retomar o controle da região.
Isso pode incluir um toque de recolher, restrições à circulação de pessoas e censura à mídia. Uma votação será realizada na quinta-feira. Maliki também afirmou que civis receberão armas para lutar contra os militantes.
Acredita-se que governo iraquiano tenha 930 mil integrantes em suas forças de segurança. Em teoria, seria o suficiente para derrotar os invasores de Mosul.
No entanto, o mesmo foi dito em dezembro passado quando o ISIS e sunitas tomaram Ramadi, a capital de província de Anbar, e a maior parte da cidade de Fajula.
Maliki disse que destruiria os militantes, mas eles ainda controlam estas áreas seis meses depois com tropas que, segundo ativistas de direitos humanos, não cumpriram a promessa de não ferir civis ao bombardear estas áreas indiscriminadamente.
A ONU diz que os confrontos em Anbar levaram 480 mil pessoas a se mudarem.
O Iraque está à beira de uma nova guerra civil?
Sunitas acusam o primeiro ministro Maliki de monopolizar o poder no Iraque
De acordo com a ONU, mais de 8.860 pessoas foram mortas no Iraque em 2013 - o maior número desde o auge das insurgências no país entre 2006 e 2008.
Até agora neste ano, mais de 4,7 mil pessoas foram mortas em ataques, muitas delas em Anbar.
O governo perdeu o controle de grandes partes do oeste e do norte do Iraque, com o ISIS explorando a disputa entre o governo e a minoria sunita, que consideram que Maliki monopoliza o poder e os persegue com prisões em massa em nome do combate ao terrorismo.
Apesar desta oposição política e armada ao governo, e sua incapacidade de expulsar os militantes de Anbar, a coalisão formada por Maliki conquistou a maior parte dos assentos no Parlamento nas eleições de abril.
Negociações sobre a formação de uma nova coalisão de governo estão em curso, mas ele está em uma boa posição para obter um terceiro mandato.
Polícia de Teerã faz campanha por uso correto de véu pelas mulheres
11-06-2014 10:23:47
Aplicação do código indumentário passou a ser mais vistoriada
A polícia iraniana iniciou há alguns dias uma nova campanha em Teerã para o respeito ao rígido código indumentário imposto às mulheres, afirmaram testemunhas à AFP.
Os agentes foram mobilizados nas principais avenidas da capital. As mulheres, motoristas ou passageiras de veículos, podem receber uma advertência caso não utilizem corretamente o véu, que é obrigatório.
A lei islâmica em vigor desde a revolução de 1979 obriga as mulheres a usar roupas largas e um véu que cubra o cabelo e o pescoço.
Nas últimas semanas, vários religiosos conservadores criticaram a flexibilidade no uso do véu por algumas mulheres na capital.
O presidente Hassan Rohani, um moderado eleito em junho de 2013 após uma campanha a favor das liberdades culturais e sociais, pediu em outubro a tolerância da polícia na questão do véu.
Para verificar o cumprimento das normas de vestimentas nas ruas, a polícia tem uma unidade de “moralidade” que não hesita em aplicar multas e até mesmo deter os que não cumprem a lei.
Fonte: G1
‘Influência islâmica’ em excesso leva Reino Unido a intervir em escolas do país
11-06-2014
Investigação mostrou ‘cultura de intimidação’ de viés islâmico.Segundo relatório oficial, escolas da cidade estariam sob influência de conservadores do Islã
O governo britânico pôs cinco escolas sob regime especial de vigilância após um relatório oficial concluir que estabelecimentos de ensino da cidade de Birmingham — a segunda mais populosa do país — foram tomadas por uma “cultura do medo e intimidação”. Os resultados foram anunciados pelo Ofstead (órgão responsável pela supervisão das escolas) com base na investigação de 21 instituições após denúncias de uma suposta conspiração montada para promover o fundamentalismo muçulmano, a partir da infiltração de elementos que pregam valores islâmicos radicais.
Entre as descobertas da equipe de supervisores estão evidências de que meninos e meninas estavam sendo separados para as aulas de educação religiosa e desenvolvimento pessoal. Num dos colégios — que recebem verbas públicas, mas são administrados por entidades sem fins lucrativos — funcionários da instituição incentivavam as moças a evitarem falar com os rapazes e as convenciam a não participarem de atividades extracurriculares e visitas. Em outro caso, as aulas de música foram suspensas contra a vontade dos alunos. Descobriu-se, ainda, que numa escola usavam-se as verbas do estabelecimento para financiar uma viagem anual de alunos muçulmanos à Arábia Saudita.
O medo de alguns professores de retaliações levou pelo menos um deles a marcar encontros no estacionamento de supermercados para conversar com os supervisores do governo. O documento oficial afirma, ainda, que alguns professores e diretores acabaram forçados a abandonar o seu trabalho ou foram simplesmente marginalizados, dada a influência dos chamados membros dos conselhos de ensino — responsáveis pelo monitoramento da qualidade da escola e formados por representantes dos pais, da comunidade e funcionários da escola. A campanha — que ficou conhecida como Cavalo de Troia — foi identificada pelo governo a partir de uma denúncia anônima.
“Os líderes (dos conselhos) estão exercendo muito mais influência do que é apropriado ou aceitável”, criticou Michael Wilshaw, diretor do Ofstead.
Uma sexta escola já estava sob o regime especial, mas pela baixa qualidade do ensino. Para outras 11, foram sugeridas melhoras. O Park View Educational Trust, responsável por três das escolas onde foram encontrados problemas, defende-se afirmando que os colégios “não toleram nem promovem o extremismo”.
Novos resultados
O secretário da Educação britânico, Michael Gove, acusou os diretores muçulmanos das cinco escolas de promoverem uma “campanha organizada” para impor aos seus alunos uma ideologia baseada na religião.
O trabalho do Ofsted resultou também em inquéritos da Câmara Municipal e da polícia. Para representantes da comunidade muçulmana, está clara motivação política e fala-se em islamofobia.
A controvérsia sobre a educação em Birmingham acabou ganhando contornos políticos e já está sendo vista como um novo revés para o governo conservador de David Cameron, depois do desempenho ruim do partido na eleição do Parlamento Europeu. Tudo isso acontece a menos de um ano das eleições gerais de maio de 2015, que determinará o novo premier. Nos bastidores do governo, o receio sobre o documento foi tal que, já na semana passada, os secretários de Educação e do Interior, a poderosa Theresa May, tentaram se distanciar dos resultados negativos que devem ser divulgados nesta terça-feira. A troca pública de acusações entre os dois sobre quem teria relaxado no quesito “combate ao extremismo” exigiu a intervenção de Cameron, que convocou uma reunião de emergência. Especialistas viram na queda de braço uma disputa por poder no partido. May é uma das mais cotadas para assumir a liderança dos conservadores.
Fonte: O Globo
Al-Qaeda: insurgentes tomam controle da 2ª maior cidade do Iraque
11-06-2014
Violência em Mossul provoca fuga em massa e presidente quer declarar estado de emergência
Insurgentes radicais sunistas conquistaram na manhã desta terça-feira (10) o controle de grande parte de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, invadindo uma base militar e libertando centenas de prisioneiros em um grande ataque contra o governo iraquiano liderado pelos xiitas. A violência provocou uma fuga em massa de moradores e ocorre no mesmo dia em que 20 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em um atentado durante o funeral de um professor em Baquba, capital da província de Djilah, informaram fontes médicas e de segurança.
A captura de Mossul pelo grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis) — um ramo da al-Qaeda — e seus aliados acontece após quatro dias de intenso conflito em Mossul e outros municípios no Norte do Iraque. Trata-se de um duro golpe aos esforços de Bagdá para combater os militantes sunitas que recuperaram força no país no último ano e se voltaram para Mossul na semana passada.
Logo depois da tomada de Mossul, o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, pediu ao Parlamento que declarasse estado de emergência. Há relatos de que insurgentes teriam tomado controle de toda a província de Nínive, da qual Mossul é a capital, e estariam avançando para a vizinha Salahedin. Seria a primeira vez que os rebeldes tomaram o controle de uma província inteira no país.
Diante do caos, o presidente do Parlamento Osama al- Nujaifi afirmou que “é necessário mobilizar todas as forças do Iraque e alertar os dirigentes do mundo para enfrentar a ofensiva terrorista”. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas deixaram as suas casas, e as autoridades montaram acampamentos para refugiados em três cidades próximas.
Muitas famílias estavam fugindo para a região autônoma curda, que faz fronteira com a província de Nínive.
“Mossul agora é o inferno. Está em chamas”, disse Amina Ibrahim, que estava deixando a cidade com seus filhos pequenos. “Eu perdi meu marido em uma explosão de bomba no ano passado, eu não quero que os meus filhos o sigam”.
Rebeldes ocupam espaços militares
Os insurgentes, de posse de armas antiaéreas e granadas lançadas por foguetes, assumiram o controle de quase todos os postos da polícia e do Exército dentro e ao redor de Mossul, afirmaram fontes às agências internacionais. O Exército e as forças policiais atearam fogo em depósitos de combustível e munições para impedir os militantes de usá-los, segundo as autoridades iraquianas.
Dois oficiais do Exército iraquiano informaram que as forças de segurança receberam ordens de deixar a cidade após os militantes capturarem a base de Ghizlani, ao sul de Mossul, e libertarem mais de 200 prisioneiros do presídio de segurança máxima.
Do outro lado da fronteira na Síria, combatentes do Exército Islâmico do Iraque e do Levante, envolvidos em três anos de guerra civil entre o presidente Bashar al-Assad e rebeldes, tomaram o controle de faixas do território oriental, perto da fronteira iraquiana.
Militantes do grupo no Iraque aderiram ao conflito sírio com outros combatentes estrangeiros. O grupo jihadista busca estabelecer um Estado islâmico ligando territórios que controla no Oeste do Iraque e Leste da Síria.
Boko Haram teria sequestrado mais 20 mulheres na Nigéria
11-06-2014
Grupo militante islâmico é o mesmo que raptou 200 estudantes em abril. Segundo testemunhas, mulheres foram carregadas em vans
O grupo extremista islâmico da Nigéria Boko Haram é suspeito de ter sequestrado mais 20 mulheres, segundo relato de testemunhas. O grupo é o mesmo que chocou o mundo ao raptar 200 estudantes em abril.
As mulheres foram carregadas em vans sob a mira de armas e levadas para um local desconhecido no Estado de Borno, acrescentam as testemunhas.
O Exército não se pronunciou sobre o incidente, que ocorreu em um acampamento nômade da etnia fulani na quinta-feira (5). Os militares têm enfrentado críticas crescentes por não conseguir impedir os ataques de militantes no nordeste da Nigéria.
Apesar de vigorar um estado de emergência na região, os moradores dizem que o Exército é omisso, permitindo que os militantes do Boko Haram continuem seus ataques.
O grupo tem agido de forma cada vez mais sangrenta desde 2009, na tentativa de criar um estado islâmico na Nigéria. Milhares de pessoas morreram nesses ataques e nas reações de segurança subsequentes.
‘Tarde demais’
O último incidente, envolvendo as 20 mulheres, ocorreu perto de onde mais de 200 estudantes foram capturadas em 14 de abril – a remota aldeia de Chibok, perto da fronteira com Camarões.
Um membro de um grupo de vigilantes local, criado para resistir a tais ataques, disse que os militantes também levaram três homens que tentaram impedir o rapto.
“Tentamos ir atrás deles quando a notícia chegou até nós cerca de três horas depois, mas os veículos que temos não conseguiriam ir muito longe, e o relato chegou a nós um pouco tarde”, disse Alhaji Tar.
Desde o sequestro das estudantes, o governo vem enfrentando crescente pressão, tanto internamente quanto no exterior, para agir mais no combate ao Boko Haram.
Na segunda-feira (9), os militares anunciaram que haviam matado 50 insurgentes em operações antiterrorismo nos últimos dias e impedido novas invasões islâmicas em aldeias em Borno e no Estado vizinho de Adamawa.
O anúncio foi feito após uma onda recente de ataques de rebeldes a aldeias – apenas um deles teria matado 200 pessoas na região de Gwoza, em Borno.
Apenas neste ano, 3,3 mil pessoas já teriam sido mortas pelo Boko Haram, segundo um novo relatório do Centro de Monitoramento de Deslocados Internos e do Conselho Norueguês de Refugiados.
O governo do Reino Unido vai sediar uma reunião sobre a segurança no norte da Nigéria em Londres em 12 de junho, na sequência da reunião realizada no mês passado em Paris, sobre a luta contra Boko Haram.
Equipes tentam resgatar explorador em caverna de 1 km na Alemanha
11-06-2014
Equipes de resgate na Alemanha estão tentando salvar um explorador de 52 anos que ficou preso na caverna mais profunda do país, com mais de um quilômetro de profundidade.
Malha de túneis estreitos dificulta resgate
O homem ficou ferido após ser atingido por uma rocha dentro da caverna.
Segundo as autoridades alemãs, o explorador está consciente, mas, como ainda não foi feito um diagnóstico médico de seu estado, não é possível saber se ele está estável o suficiente para ser deslocado.
Na caverna vertical há muitos túneis estreitos, o que torna a operação ainda mais difícil e perigosa.
Não há previsão de quando a operação será concluída.
Ciclista registra seu próprio assalto com câmera do capacete
11-06-2014
Um ciclista filmou o exato momento em que foi assaltado numa cidade da África do Sul.
Ele pedalava em Somerset West, que fica próximo à Cidade do Cabo, quando foi parado por um homem armado. Dois outros assaltantes também o cercaram.
O assaltante olha para a câmera no capacete
Malcolm Fox contou que procurou manter a calma e entregar tudo que os ladrões pediram. Além da bicicleta, eles levaram sua carteira e seu celular.
Um dos assaltantes chegou a olhar para a câmera que estava acoplada no capacete de Fox, mas foi embora sem roubá-la.
"No momento em que ele olhou para minha câmera, eu pensei 'por favor, não leve isso, apenas vá embora', e eles saíram andando", disse à BBC.
A polícia conseguiu prender os três.
Idosas viram prostitutas para sobreviver na Coreia do Sul
11-06-2014
Houve um tempo em que os coreanos veneravam os mais velhos e viviam suas vidas na certeza de que, um dia, quando eles próprios fossem velhos, seriam cuidados pelos filhos.
Hoje, os tempos são outros. Muitos dos que trabalharam duro para construir a economia da Coreia do Sul descobriram que as novas gerações têm outras prioridades. Como resultado, muitas mulheres idosas estão apelando para a prostituição como forma de sobreviver.
Kim Eun-ja passa o tempo sentada nos degraus da estação Jongno-3, do metrô de Seul. Aos 71 anos, ela usa batom vermelho berrante e casaco da mesma cor. E segura uma sacola grande.
Kim é uma entre várias idosas coreanas que ganham a vida vendendo pequenas garrafas que contêm uma bebida chamada Bacchus, um energético muito em voga entre homens coreanos.
Mas muitas vezes não é só a bebida que essas mulheres vendem. Algumas também vendem sexo.
"Você está vendo aquelas senhoras vendendo Bacchus ali?", ela pergunta. "Elas vendem mais do que Bacchus. Às vezes, elas saem com os vovôs e recebem dinheiro deles", ela diz. "Mas eu não faço isso. Alguns até pedem, mas eu respondo que não". Kim diz que ganha US$ 5 por dia vendendo a bebida.
Confúcio no século 21
O centro desse comércio sexual é o parque Jongmyo, no coração de Seul, onde homens idosos se reúnem para passar tempo, jogar xadrez e conversar.
O parque é construído em torno de um templo que homenageia o filósofo chinês Confúcio, cujas ideias sobre a veneração aos idosos foram centrais à cultura coreana durante séculos.
Os homens e mulheres idosos que frequentam o parque hoje, no entanto, ilustram uma realidade diferente na Coréia do século 21.
Os idosos são vítimas do sucesso econômico do país
Mulheres com 50, 60 e até 70 anos de idade estão paradas nas imediações do parque, oferecendo bebidas. Comprar um drink é o primeiro passo na direção de um motel barato.
Um grupo de vovôs está reunido em torno de um tabuleiro de xadrez coreano. Eles contam que a metade dos homens que frequentam o local usa os serviços das vendedoras de Bacchus.
"Somos homens, então temos curiosidade em relação às mulheres", conta o senhor Kim, de 60 anos.
"Tomamos uma bebida, colocamos um dinheirinho na mão delas e as coisas acontecem".
"Homens gostam de ter mulheres por perto, velhas ou não, sexualmente ativas ou não. É a psicologia masculina".
Vítimas do sucesso
Os avôs e avós sul-coreanos são vítimas do sucesso econômico de seu país.
Quando trabalhavam para criar o milagre econômico da Coreia do Sul, investiam tudo o que ganhavam na próxima geração. Em uma sociedade construída em torno dos ensinamentos de Confúcio, o sucesso dos ilhos é a melhor aposentadoria que alguém pode ter.
Mas as atitudes aqui mudaram tão rápido quanto o padrão de vida da população. Hoje, muitos jovens sul-coreanos dizem não ter condições de sustentar os pais em uma sociedade altamente competitiva.
O governo, pego de surpresa, não consegue oferecer uma rede de segurança que supra as necessidades mínimas da população. Então, os homens e mulheres em Jongmyo Park se veem sem pouçança, sem uma aposentadoria que garanta o básico e sem uma família em quem se apoiar.
"Tenho 60 anos e não tenho dinheiro. Não posso contar com meus filhos. Eles também estão em apuros, porque têm de começar a se preparar para a própria velhice. Praticamente todas as pessoas idosas aqui nesse parque estão na mesma situação".
Segundo a socióloga Lee Ho-Sun, que vem acompanhando o drama dos idosos que frequentam o parque, muitas das mulheres apelaram para a prostituição na velhice.
Ela calcula que cerca de 400 mulheres trabalham no local.
"Uma vendedora de Bacchus me disse: 'Estou com fome, não preciso de respeito, não preciso de honra, só quero fazer três refeições ao dia'", conta Lee.
DST
Em Seul, o parque Jongmyo é ponto de encontro das prostitutas com seus clientes
A polícia patrulha a área, mas raramente há prisões. Longe dos microfones, os policiais dizem que esse problema jamais será resolvido com batidas. A população idosa precisa de uma válvula de escape para o estresse. O que precisa mudar são as políticas públicas, eles dizem.
O comércio das vendedoras de Bacchus ainda esconde um outro perigo. Com frequência, elas também oferecem aos fregueses uma injeção especial que, supostamente, ajuda os clientes a conseguirem uma ereção. As agulhas usadas para essas injeções chegam a ser reutilizadas até 20 vezes.
Como resultado, 40% dos homens que frequentam o parque estão infectados com doenças sexualmente transmissíveis - diz Lee.
Para combater as infecções, as autoridades decidiram oferecer aulas de educação sexual para a terceira idade, enquanto o governo não consegue oferecer melhor opções de vida aos avôs e avós que ajudaram a fazer da Coreia do Sul uma potência.
________________________________________________
Repressão: China condena nove pessoas à morte por ‘terrorismo’
05-06-2014 12:32:08
As autoridades chinesas condenaram à morte por terrorismo nove pessoas na região de maioria muçulmana de Xinjiang, segundo a imprensa estatal, que também informou nesta quinta-feira (9) sobre a detenção de 29 pessoas suspeitas de terrorismo.
Esta repressão em uma região reticente ao governo de Pequim ocorre após violentos ataques na China, que o governo atribui a extremistas uigures de Xinjiang.
Vários tribunais de Xinjiang pronunciaram condenações contra 81 acusados de terrorismo, nove deles punidos com a pena de morte, declarou a rede de televisão pública CCTV.
Em relação aos 29 suspeitos detidos em Urumqi, capital da região, as autoridades os acusam de incitação ao separatismo e alteração da ordem pública, segundo o site governamental Xinjiang Net.
A situação é tensa nesta região de maioria muçulmana, onde a principal etnia, a uigur, denuncia a discriminação religiosa e cultural por parte das autoridades da China, em sua maioria da etnia han, sob o pretexto da luta antiterrorista.
Fonte: G1
Mulher põe fogo na casa para ser salva por ex, mas acaba morrendo
05-06-2014
A jovem Katrina-Rose Black, de 21 anos, ligou para o ex-namorado, Anthony Ashworth, dizendo que estava sozinha em casa e que queria que ele fosse vê-la na em sua residência em Burnley (Inglaterra).
Após desligar o telefone, ela pôs fogo em roupas e esperou que Anthony aparecesse a salvasse. Ele não apareceu e Katrina-Rose acabou morrendo no incêndio. O ex foi ao local juntamente com os bombeiros, mas era tarde demais. O fogo já tinha consumido a maior parte do interior do imóvel.
Investigadores descobriram que a jovem, que tinha dois filhos, apresentava um histórico de mentiras para chamar atenção, incluindo o falso drama de estar sofrendo de câncer no cérebro, de acordo com reportagem do “Daily Mail”.
Em fevereiro de 2010, Katrina-Rose já havia sido resgatada de um incêndio em casa. Desconfia-se de que o incidente também tenha sido provocado por ela.
Fonte: O Globo
Tempestade de granizo gigante causa destruição nos EUA
05-06-2014
Atualizado em 5 de junho, 2014
Pedaços de gelo do tamanho de bolas de beisebol caíram sobre o Estado americano de Nebraska nesta semana.
Carro danificado pelo granizo em Nebraska
As tempestades foram tão fortes que as pedras de gelo quebraram parabrisas e janelas de carros.
Moradores de diversas cidades da região central dos Estados Unidos registraram os danos causados pelo mau tempo.
No Estado de Iowa, os ventos atingiram 145 km por hora e arrancaram a cobertura de uma estação de gás.
Talebã divulga vídeo mostrando libertação de soldado americano
05-06-2014
O Talebã divulgou um vídeo mostrando o momento em que o soldado americano Bowe Bergdahl, que passou cinco anos preso no Afeganistão pelos militantes, é libertado e levado por um helicóptero Black Hawk.
Bergdahl é mostrado cercado por militantes da rede militante Haqqani, fortemente armados. O grupo tem ligações com o Talebã.
O Talebã informou que, apesar da falta de confiança nos americanos, tudo correu bem. É possível ouvir um dos militantes falando para os americanos deixarem o Afeganistão.
A libertação de Bowe aconteceu no sábado e foi cercada de polêmica. O presidente Barack Obama teve que defender a decisão de libertar cinco líderes do Talebã em troca do soldado.
Troca de tiros deixa policiais mortos e feridos no Canadá
Jovem teria aberto fogo na cidade de Moncton, no litoral leste do país
G1 | 05/06/2014
A polícia do Canadá informou nesta quarta-feira (4) que três policiais morreram e outros dois ficaram feridos após um tiroteio com um homem na cidade de Moncton, no litoral leste do país. A Polícia Montada orientou moradores de um dos bairros da cidade para não saírem às ruas e buscarem refúgio até que o atirador, um indivíduo aparentemente de 24 anos e fortemente armado, seja capturado.
Uma terceira pessoa foi ferida e estava internada no hospital, segundo a polícia.
Através do Twitter, as autoridades anunciaram que iniciaram as buscas para localizar o suspeito, que foi identificado como Justin Bourque, descrito como "armado e perigoso". "Permaneçam no interior (de suas casas) com as portas fechadas. Busquem refúgio. Motoristas evitem a área", acrescentou a Polícia Montada, que não ofereceu nenhum outro detalhe sobre o incidente.
A emissora pública canadense "CBC" informou que um hospital de Moncton, uma das principais localidades da província de New Brunswick, na costa leste do Canadá, está atendendo pelo menos duas pessoas com ferimentos de bala. O hospital Moncton informou que apenas pessoas "com familiares criticamente doentes" têm acesso às suas instalações, enquanto a polícia segue em busca do suspeito.
Uma fotografia divulgada pela imprensa local mostra um jovem, vestido com roupas militares camufladas e portando ao menos duas armas automáticas, caminhando por uma das ruas de Moncton.
O perfil de Justin Bourque no Facebook mostra que sua última publicação foi feita às 18h. Nela aparece um texto obscuro que termina com a frase "acho que meu reino chegará".
Além disso, sua fotografia de perfil nessa rede social mostra Bourque e outro jovem armados com rifles automáticos em uma área de floresta. O perfil do suspeito no Facebook também contém referências ao direito de portar armas, à ameaça russa, além do ódio voltado para as autoridades e a polícia.
Nigéria teme centenas de mortes em suposto ataque do Boko Haram
Ataque aconteceu na terça contra quatro cidades do estado de Borno
G1 | 05/06/2014
Centenas de pessoas podem ter morrido em um suposto ataque do grupo islamita Boko Haram contra quatro cidades do nordeste da Nigéria, informaram fontes da região.
Alguns líderes locais informaram que o ataque de terça-feira (3) contra as cidades de Goshe, Attagara, Agapalwa e Aganjara, no estado de Borno, pode ter deixado de 400 a 500 mortos. A informação não foi confirmada por fontes independentes, em consequência da dificuldade de comunicação com esta região remota.
Caso a informação seja confirmada, este seria um dos ataques mais violentos do grupo islamita em cinco anos. No dia 5 de maio, um ataque do Boko Haram contra a cidade de Gamboru Ngala deixou quase 300 mortos.
O deputado Peter Biye afirmou que aconteceu um "grande massacre", mas não se arriscou a divulgar um número de vítimas porque, segundo ele, "ninguém pode chegar a esta região, onde os insurgentes continuam presentes".
"Tomaram toda a região", completou Biye à AFP.
"Há corpos jogados por toda a região e muitas pessoas fugiram", disse Biye, que representa Gwoza na Câmara Baixa do Parlamento.
As informações procedentes da região próxima da fronteira com Camarões indicavam que os insurgentes prosseguiam com o ataque na quarta-feira, com roubos e incêndios de propriedades.
"Centenas de corpos estão no local porque não há ninguém para enterrá-los", disse um local em Attagara, que pediu anonimato.
A fonte afirmou que a região enfrenta uma "crise humanitária". Moradores pedem a permissão de acesso aos serviços de emergência para que os mortos sejam sepultados.
Bósnia prende três ex-soldados por crimes de guerra nos anos 1990
Suspeitos foram presos na vila de Kozarac durante buscas por provas
G1 | 05/06/2014
A polícia prendeu prendeu três ex-soldados sérvios-bósnios nesta quinta-feira (5) por suspeita de crimes de guerra contra muçulmanos bósnios após a descoberta, no ano passado, do que se acredita ser a maior vala comum do conflito armado na Bósnia, de 1992 a 1995.
O promotor disse que Mitar Vlasenko, 59 anos, Rade Vlasenko, 54, e Drago Koncar, 53, foram presos na vila de Kozarac, próxima a Prijedor, noroeste do país, e que a polícia estava fazendo buscas em mais locais para encontrar provas.
Milhares de bósnios e croatas pereceram nos campos de detenção sérvio-bósnios em Prijedor como parte da tentativa de retirar aqueles que não eram sérvios do território. Cerca de 100 mil pessoas morreram na guerra, a maioria delas bósnios muçulmanos.
“Os homens eram parte do Exército da República Sérvia e são suspeitos de matar sete bósnios na área de Kozarac”, disse o gabinete da procuradoria em comunicado. Segundo a nota, as mortes ocorreram entre maio e junho de 1992.
No ano passado, especialistas forenses bósnios desenterraram os restos de 435 pessoas da vala comum de Tomasica, próxima de Prijedor. Eles acreditam que lá estão os restos de 1.000 vítimas, o que a tornaria a maior vala comum do país, situado nos Bálcãs.
Especialistas trabalham para identificar as vítimas. Até agora, 178 pessoas foram identificadas por meio de análises de DNA, entre eles um homem e seus seis filhos.
As exumações foram suspensas durante o inverno, mas devem ser retomadas em breve. Cerca de 1.200 pessoas ainda constam como desaparecidas na área de Prijedor.
O tribunal de crimes de guerra da Organização das Nações Unidas (ONU) em Haia sentenciou 16 sérvios-bósnios a um total de 230 anos de prisão pelas atrocidades na região de Prijedor.
Tribunal italiano julga nesta quinta pedido de extradição de Pizzolato
Henrique Pizzolato poderá recorrer se decisão não for favorável a ele
G1 | 05/06/2014
A Corte de Apelação de Bolonha, na Itália, julgará nesta quinta-feira (5) o pedido de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão do PT.
No ano passado, depois de condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Pizzolato fugiu para Itália e foi preso no dia 5 de fevereiro por uso de documento falso.
Desde a prisão pela polícia italiana, o Brasil pediu a extradição ao governo italiano, para que o ex-diretor do BB cumpra pena no país pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
Dois procuradores regionais estão na Itália para acompanhar a sessão do tribunal, além de representantes do Ministério da Justiça e da Advocacia Geral da União (AGU). Um advogado contratado pelo Brasil acompanhará o processo.
Pizzolato poderá recorrer da decisão que vier a ser tomada pelo tribunal. No julgamento, a Corte de Bolonha pode optar por pedir mais informações sobre o caso do ex-diretor do Banco do Brasil antes de tomar uma decisão.
A defesa do ex-diretor do BB argumentou à Justiça italiana que o Brasil não tem presídios em condições de garantir o respeito aos direitos humanos.
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, informou às autoridades italianas que, caso ele seja extraditado, cumprirá pena no presídio da Papuda, nos arredores de Brasília.
O Ministério Público da Itália já se manifestou a favor da extradição, mas a decisão final será do Tribunal de Bolonha, responsável pela análise do pedido de extradição.
O caso de Pizzolato é polêmico porque ele tem dupla cidadania (brasileira e italiana) e, por isso, o governo italiano pode se recusar a extraditá-lo.
________________________________________________
Obama chega à Bélgica para cúpula do G7 sobre a Ucrânia
Presidente dos EUA reafirmou nesta quarta seu apoio a Kiev
G1 | 04/06/2014 - 13:09:56
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quarta-feira logo após às 15h (10h no horário de Brasília) em Bruxelas para participar de uma cúpula do G7, dominada pela crise na Ucrânia e as relações com a Rússia, constatou um jornalista da AFP.
Antes de se juntar a seus colegas para a abertura da cúpula às 15h, Obama deve ser recebido no palácio real em Bruxelas pelo rei belga Philippe, acompanhado pelo primeiro-ministro belga Elio Di Rupo.
O presidente americano chegou de Varsóvia, onde afirmou na parte da manhã seu apoio ao presidente eleito pró-ocidental da Ucrânia Petro Poroshenko.
Ele também denunciou as "manobras obscuras" e a "agressão" da Rússia na Ucrânia. "Nós nunca aceitaremos a ocupação da Crimeia pela Rússia, nem as violações da soberania da Ucrânia", assegurou.
Por sua vez, a chanceler alemã Angela Merkel reiterou a ameaça de sanções econômicas contra a Rússia, se o Kremlin não contribuir para a estabilização da Ucrânia.
Observadores convidados pela Síria afirmam que eleições foram livres
Segundo comissão eleição foi `democrática, limpa e transparente´
G1 | 04/06/2014
Os observadores de vários países convidados pelo regime sírio, inclusive do Brasil, para acompanhar as eleições presidenciais desta terça-feira (3) afirmaram nesta quarta-feira (4) que as eleições foram "livres, limpas e transparentes".
O deputado iraniano Aladin Boruyardi leu um comunicado em entrevista coletiva transmitida pela TV em um hotel de Damasco com as conclusões do grupo, onde há representantes latino-americanos como a presidente do Conselho Mundial da Paz, a brasileira Socorro Gomes e o parlamentar venezuelano William Fariñas.
Boruyardi destacou que a votação se desenvolveu sob a supervisão da Comissão Judicial Suprema Eleitoral síria e o Tribunal Constitucional, que atuaram de forma 'independente', apesar dos desafios internos de segurança.
"Essas eleições se realizaram em sua data de maneira democrática, limpa e transparente", indicou o porta-voz dos observadores.
O deputado lembrou que a votação de ontem foi a primeira em décadas com mais de um candidato e disse que os cidadãos puderam escolher "com toda liberdade".
Por esse motivo, "respeitaremos a vontade dos sírios manifestada nas eleições para escolher seu futuro presidente", afirmou.
Boruyardi ressaltou a alta participação no pleito, apesar "dos desafios de segurança apresentados por grupos terroristas", e acusou os EUA e seus aliados "dos crimes cometidos contra os direitos dos sírios".
Na opinião do deputado iraniano, depois da votação "começa uma nova etapa" no país árabe, de reformas e de estabilidade, após "três anos de guerra impulsionada por setores estrangeiros".
Prefeito de Veneza é preso por suspeita de corrupção
Reuters | 04/06/2014
Giorgio Orsoni teria cometido crime em projeto
O prefeito de Veneza, Giorgio Orsoni, era mantido em prisão domiciliar nesta quarta-feira (4) sob suspeita de corrupção relacionada a um projeto de 5 bilhões de euros (US$ 6,8 bilhões) para a construção de uma barreira anti-inundação, disseram fontes da polícia. Um juiz emitiu ordem de prisão contra um veterano político italiano e 33 outras pessoas.
O projeto Moisés, destinado a evitar que a cidade repleta de canais afunde na lagoa sobre o qual foi construída, foi primeiramente idealizado em 1966, mas a construção começou apenas em 2004 devido a divergências sobre sua concepção, financiamento e impacto ambiental.
A Câmara dos Deputados da Itália terá de decidir se cancelará a imunidade de Giancarlo Galan, que foi duas vezes ministro e um proeminente representante do partido Força Itália, de Silvio Berlusconi, além de ser ex-governador da região do Vêneto.
Ainda não estava claro quantas pessoas foram presas.
Um porta-voz da prefeitura de Veneza não comentou imediatamente a questão, e o assesor do prefeito não respondeu a telefonemas. Um porta-voz do gabinete de Galan disse que não iria comentar.
Uma coletiva de imprensa foi convocada por promotores de Veneza.
Tempestade de areia causa mortes e destruição no Irã
04-06-2014
Uma forte tempestade de areia atingiu nesta segunda-feira à capital do Irã, Teerã, deixando ao menos quatro mortos e cerca de 30 feridos.
Bairros de Teerã foram tomados pela areia
Os ventos chegaram a 110 quilômetros por hora, derrubando árvores e destruindo janelas.
O número de mortos ainda é incerto. A TV estatal informou que foram quatro mortos, enquanto o agência de notícias Irna informou que eram cinco. Quedas de árvores causaram a morte de algumas das vítimas, segundo as autoridades.
Moradores mostram o céu completamente laranja. Bairros inteiros foram tomados pela areia.
"Eu fechei minha loja para evitar que ela fosse danificada. Uma árvore imensa quebrou do lado das janelas, destruindo os vidros”, disse um comerciante.
Tempestades como essa são raras em Teerã, de acordo com correspondentes no país.
A tempestade provocou queda de energia e acidentes no trânsito por conta da baixa visibilidade. Segundo a agência de notícia AP, diversos voos foram deslocados para aeroportos fora de Teerã.
________________________________________________
Americanos escapam de tornado e filmam destruição
28-05-2014 10:18:16
Trabalhadores de um campo de petróleo no Estado americano de Dakota do Norte filmaram o momento em que um tornado atingiu seu alojamento, na segunda-feira.
Trabalhadores filmaram tornado ao lado do carro
Dan Yorgason capturou este filme enquanto fugia com um amigo.
Pelo menos 15 trailers foram danificados ou destruídos na região – no oeste do Estado.
Uma menina de 15 anos ficou gravemente ferida.
Competidores rolam morro abaixo em tradicional 'corrida do queijo'
28-05-2014 10:13:05
Cerca de 5 mil pessoas, de acordo com estimativas dos organizadores, assistiram à tradicional corrida anual do queijo rolante no morro de Copper Hill, em Gloucestershire, oeste da Inglaterra.
É muito difícil se manter em pé durante a corrida (BBC)
A inusitada competição reúne corredores que, na verdade, rolam morro abaixo atrás de um queijo de 3,5 quilos.
Um dos participantes gravou um vídeo para tentar mostrar a sensação de sair rolando atrás do pedaço de queijo.
A corrida do queijo é uma tradição inusitada desta região da Grã-Bretanha que data do século 19.
Na edição de 2013 a corrida não teve um queijo de verdade: foi usado um falso, de plástico, por questões de higiene. Mas, em 2014, o tradicional queijo da região voltou à competição.
Após dia sangrento, governo da Ucrânia retoma aeroporto de Donetsk
28-05-2014
Após um dia sangrento, o governo da Ucrânia afirmou nesta terça-feira que suas forças recuperaram o aeroporto internacional da cidade de Donetsk, invadido na véspera por separatistas pró-Rússia.
Estima-se que ao menos 30 insurgentes foram mortos pelas tropas ucranianas.
Cidade do leste ucraniano é foco de insurgência
Donetsk, no leste, se tornou um dos principais focos de insurgência a Kiev, por concentrar uma grande população de etnia russa.
A insurgência desafia o recém-eleito presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, que chamou os rebeldes de "terroristas sem interesse em dialogar com o governo, assim como piratas somalis".
Ele prometeu continuar a combater a insurgência.
A Rússia, por sua vez, pediu o fim imediato dos confrontos.
E a OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) afirmou que quatro membros de sua equipe de monitoramento - que estavam em missão em Donetsk - estão desaparecidos. Não há notícias deles desde que foram barrados em um posto de checagem na cidade, na tarde de segunda-feira.
Ucrânia faz `operação antiterrorista´ no aeroporto de Donetsk
26-05-2014 12:38:58
Foram registrados tiroteios, explosões e incêndio no local
O exército ucraniano anunciou nesta segunda-feira (26) o início de uma "operação antiterrorista" com helicópteros de combate para retomar o controle do aeroporto estratégico de Donetsk, tomado por rebeldes pró-Rússia durante a manhã.
"Iniciamos uma operação antiterrorista às 13h (7h de Brasília), quando terminou o ultimato dado aos pró-Rússia para abandonar o aeroporto", disse uma fonte militar.
Após o início da operação, o local passou a ser palco de tiroteios, explosões e de um incêndio, de acordo com veículos de imprensa locais.
Um correspondente da AFP ouviu uma explosão e tiros esporádicos no complexo aeroportuário, onde também era possível escutar o som de aeronaves de combate
"Os ocupantes ucranianos estão bombardeando o aeroporto internacional de Donetsk. Há caças-bombardeiros. Sobre o céu de Donetsk há aviões e helicópteros", diz um comunicado da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Segundo informações publicadas em veículos de imprensa ucranianos, um terminal do recinto aeroportuário pegou fogo e grandes colunas de fumaça preta se ergueram sobre o aeroporto.
"Ouviu-se uma série de explosões. A cidade está sendo sobrevoada por helicópteros e ouvem-se aviões de combate", informa o site de notícias pró-Ucrânia "Ostrov".
Em procedimento de emergência, os controladores de voos foram retirados da torre de controle.
O aeroporto internacional de Donetsk foi fechado nesta segunda de prestar serviço depois que os insurgentes pró-Rússia exigiram a retirada dos militares ucranianos que vigiam o interior do espaço.
Na madrugada de hoje, "dezenas de homens armados da (autoproclamada) república popular de Donetsk chegaram ao aeroporto para exigir a retirada dos soldados ucranianos. Não houve nem tiros nem confrontos", explicou o chefe de imprensa do aeroporto, Dmitri Kósinov.
Fonte: G1
China detém mais de 200 suspeitos de pertencer a grupos extremistas
26-05-2014
Maioria aprendia a fabrica bombas e tinha material que enaltecia terrorismo
A polícia da região autônoma de Xinjiang, situada no noroeste da China, deteve mais de 200 pessoas durante o mês de maio, suspeitas de pertencer a grupos terroristas e de extremismo religioso, segundo informou o departamento de Segurança Pública da região.
Os detidos faziam parte de até 23 organizações estabelecidas no sul da região, nas cidades de Hotan, Kashgar e Aksu, onde a maioria de seus habitantes tem etnia uigur, de religião muçulmana.
Além disso, segundo o departamento, citado pela agência "Xinhua", as forças de segurança confiscaram mais de 200 artefatos explosivos.
A maioria dos detidos tem entre 20 e 30 anos, contava com material audiovisual que enaltecia o terrorismo e estava aprendendo a fabricar explosivos.
A região autônoma de Xinjiang é um dos pontos de ebulição da China após décadas de conflito entre os uigures e a etnia majoritária han.
Fonte: G1
Explosão de homem-bomba deixa mortos no Afeganistão
26-05-2014
Ataque aconteceu perto de micro-ônibus do Exército
Um homem-bomba se explodiu nesta segunda-feira (26) na capital do Afeganistão, Cabul, próximo a um micro-ônibus do Exército, matando pelo menos duas pessoas e ferindo outras duas, informou o Ministério da Defesa.
"Um homem-bomba em uma moto detonou seus explosivos perto de um micro-ônibus do Exército", disse o porta-voz do ministério Zahir Azimi por telefone.
Uma testemunha da Reuters no local do atentado viu ambulâncias levando as vítimas para o hospital, mas não ficou imediatamente claro quantas pessoas teriam ficado feridas.
A explosão foi na região leste de Cabul, mas foi forte o bastante para ser ouvida do outro lado da cidade.
Video relacionado ao assunto
Publicado em 18/03/2014
Um homem-bomba que puxava um carrinho turístico explodiu perto de um mercado em Maymana no norte do Afeganistão nesta terça-feira. A explosão causou a morte de pelo menos 15 civis e feriu outros 46.
Fonte: G1
Egípcios enfrentam filas para votar em eleição presidencial
26-05-2014
Ex-comandante do exército Abdel Fatah al-Sisi é o favorito
Os locais de votação abriram as portas nesta segunda-feira (26) no Egito para uma eleição presidencial que tem a vitória certa do ex-comandante do exército Abdel Fatah al-Sisi, que tem apenas um rival, Hamden Sabahi. As zonas eleitorais abriram às 9h (3h de Brasília), e muitas filas eram observadas no Cairo, com homens e mulheres em espaços separados.
O marechal Sisi, agora na reserva, destituiu em 3 de julho de 2013 o islamista Mohamed Morsi, único presidente eleito democraticamente no Egito.
Sisi tem grande popularidade no país desde que comandou a repressão implacável aos partidários de Morsi, em particular a Irmandade Muçulmana.
Sisi depositou seu voto no Cairo. Sua presença no local de votação causou comoção entre seus apoiadores, que gritaram “presidente”. “Hoje os egípcios vão escrever sua própria história”, disse Sisi, que busca uma vitória com ampla margem para conseguir realizar um mandato forte.
O ex-comandante do Exército ganhou 95% dos votos dos egípcios que moram no exterior, mas pesquisas recentes sugerem que a situação é um pouco diferente dentro do Egito, com o general sendo visto de maneira positiva por 54% da população.
Até terça
A votação prosseguirá até terça-feira (27), e é realizada em meio a um forte aparato de segurança, com milhares de militares e policiais monitorando os locais de votação em todo o país.
O Egito tem cerca de 53 milhões de eleitores cadastrados, mas o voto não é obrigatório. A Irmandade Muçulmana e seus aliados anunciaram um boicote da votação.
Analistas consideram que Sisi terá uma ampla vitória contra o único rival, o líder de esquerda Hamden Sabahi.
O marechal da reserva encarna para muitos egípcios a mão firme que devolverá a estabilidade ao país, após três anos de "caos" e de crise econômica posteriores à revolta de 2011, que derrubou o ex-presidente Hosni Mubarak.
Os ativistas dos direitos humanos consideram, no entanto, o atual governo egípcio, dirigido de fato pelo exército, mais autoritário que o regime de Mubarak.
Mãe faz aborto orientada por médicos, mas bebê sobrevive
26-05-2014 09:39:08
Após uma primeira gravidez difícil mãe foi aconselhada por médicos a fazer um aborto, mas bebê sobreviveu
A pequena Amelia é uma criança muito querida e amada agora, mas nem sempre foi assim. Filha do jovem casal Shannon Skinner, 20, e Anthony Hunt, 24, do Reino Unido, ela foi um susto para seus pais. Shannon engravidou acidentalmente após a contracepção falhar quatro meses depois do nascimento traumático de sua primeira filha, Lacie, que rompeu órgãos internos e a fez passar por uma cirurgia de reparação.
Aconselhada pelos médicos e com medo de deixar a primeira filha sem mãe, a jovem passou por um aborto, mas o bebê sobreviveu e nasceu de cesariana no dia 1 de maio. Agora, os médicos precisam esperar para dizer se a criança sofrerá algum trauma por causa da tentativa de aborto. “Nós a chamamos de nosso bebê milagre”, diz a mãe emocionada. ”Eu sempre vou me arrepender do aborto, mas nunca vou me arrepender de ter tido Amelia”, conta.
“Depois que Lacie nasceu, pedi para ser esterilizada, porque seu nascimento tinha sido muito traumático. Eu estava convencida de que eu não queria mais filhos, mas me disseram que eu era muito jovem para tomar essa decisão”, contou Shannon ao Daily Mail.
“Quando eu descobri que estava grávida de Amelia, meu primeiro instinto foi o de mantê-la, mas eu continuei pensando em Lacie e quão injusto seria para ela se alguma coisa acontecesse comigo, e ela fosse deixada sozinha”. Alertada pelos médicos de que outra gravidez poderia representar um sério risco para sua saúde, ela sentiu que não tinha escolha além de um aborto.
Shannon estava sofrendo de depressão pós-parto após o nascimento da primeira filha, quando descobriu que estava grávida novamente. Ela contou ao Daily Mail que chorou muito ao esperar na clínica para tomar os remédios que induziriam ao aborto, mas sentiu que não tinha outra escolha: “O pensamento de deixar Lacie sem mãe me fez ir até o fim”, disse ela, ao referir-se à primogênita. Ela estava grávida de oito semanas da pequena Amelia e sangrou por dois dias depois do procedimento.
Três meses depois, Shannon sentiu movimentos em sua barriga, fez dois testes de gravidez antes de ir ao médico com uma certeza: ainda esperava o bebê. O terceiro teste deu negativo, e o médico disse se tratar de um efeito colateral. Em dezembro, ela fez o quarto teste, que deu positivo; mesmo com um implante contraceptivo, ela estava convencida de que esperava o terceiro filho, mas o ultrassom mostrou ser o mesmo bebê.
Após ter visto sua filha no ultrassom, Shannon foi aconselhada a fazer um novo aborto, desta vez cirúrgico, mas se negou. “Para sobreviver ao primeiro aborto, minha filha obviamente queria estar aqui, e eu não poderia passar por um aborto cirúrgico. Não importava para mim se ela fosse nascer saudável ou não”.
Os médicos haviam dito que a bebê poderia ter ficado deformada, o que não aconteceu, mas outros efeitos só poderão ser vistos com o passar do tempo. “O que ela precisa saber é que ela é amada e desejada. Se tivéssemos a chance de novo, faríamos tudo diferente, mas nós pensamos que estávamos fazendo a coisa certa no momento. Se há problemas [com a bebê] que ainda não sabemos, não vai mudar o nosso amor por ela. Eu não posso suportar a ideia de que ela não existisse. Por um longo tempo, me senti culpada, mas agora me sinto aliviada”, disse Shannon.
Publicado em 08/10/2013
Mulher desmascara feministas e o marxismo cultural no Brasil
Fonte: Daily Mail/UOL
Câmera em loja flagra pânico provocado por atirador na Califórnia
Atualizado em 26 de maio, 2014 - 07:23 (Brasília) 10:23 GMT
Câmeras do circuito interno de segurança de uma loja em Santa Barbara, no Estado americano da Califórnia, captaram os momentos de pânico quando uma jovem abriu fogo contra os clientes, na noite da sexta-feira passada.
A polícia do condado de Santa Barbara confirmou que o atirador era o britânico Elliot Rodger, de 22 anos, filho do assistente de direção dos filmes 'Jogos Vorazes', Peter Rodger.
O jovem estudava na Universidade Santa Barbara City College e vivia na região de Isla Vista.
Rodger disse que se vingaria da humanidade em vídeo
Em entrevista a jornalistas, o delegado responsável pelo caso, Bill Brown, afirmou que Rodger esfaqueou até a morte três companheiros de quarto e depois atirou aleatoriamente em pessoas na vizinhança, matando outras três.
Depois de trocar tiros com a polícia, ele foi achado morto dentro de uma BMW preta com um ferimento à bala na cabeça.
De acordo com o delegado, o jovem teria se suicidado.
A polícia está analisando um vídeo postado no Youtube por Elliot - no qual ele fala de anos de rejeição por parte das mulheres e promete vingança.
Brown disse acreditar que o atirador "sofria de problemas mentais". "O que aconteceu foi claramente um ato de um psicopata", afirmou ele.
O policial afirmou que as autoridades recuperaram três pistolas semi-automáticas após o tiroteio de sexta-feira. Todas as armas haviam sido compradas legalmente e registradas no nome do jovem.
Na tarde de sábado, o advogado do cineasta Peter Rodgers, Alan Shifman, afirmou que seu filho sofria de Síndrome de Asperger, tinha dificuldades em fazer amigos e estava recebendo ajuda profissional para o tratamento do problema.
________________________________________________
INCRÍVEL AVENTURA AO REDOR DO KILAUEA
25-05-2014 18:14:57
As imagens incríveis de Socci mostram as partículas de lava, que poderiam queimar qualquer coisa em segundos, flutuando próximo aos caiaquistas.
O fotógrafo Alexandre Socci acompanhou o caiaquista Pedro Oliva e sua equipe em uma aventura pelas águas turbulentas que cercam o Kilauea, um vulcão ativo na encosta sudeste de Mauna Loa, no centro-sul do Havaí.O fotógrafo afirma que devido à temperatura da água (cerca de 90 graus Celsius) alguns caiaques saíram com "cicatrizes"."Eu espero que as pessoas, ao verem estas imagens, não se aventurem a remar tão perto das lavas, porque não é seguro." - Socci
________________________________________________
Touros levam a melhor e deixam três toureiros feridos
25-05-2014 09:32:10
Uma das mais importantes touradas da Espanha teve de ser suspensa depois que os três primeiros toureiros do espetáculo foram feridos por dois touros.
Foi a primeira vez em 35 anos que o evento teve de ser suspenso.
David Mora ficou gravemente ferido na Festa de San Isidro, em Madri, após ser atingido por várias chifradas e ser lançado ao ar pelo touro.
Ele não corre risco de morrer.
Três 'matadores' ficaram feridos na Festa de San Isidro
As famosas touradas espanholas ainda lotam arenas pelo país, mas estão em declínio.
Grupos de defesa dos animais dizem que os eventos são arcaicos e cruéis. Já quem apóia, afirma que as touradas são imprescindíveis para preservar as tradições do país.
________________________________________________
Mubarak é condenado a três anos de prisão no Egito
21-05-2014 10:22:48
O ex-presidente do Egito deposto Hosni Mubarak foi condenado por um tribunal do Cairo a três anos de prisão sob a acusação de corrupção.
O tribunal também condenou os seus filhos Alaa e Gamal a quatro anos de reclusão. Os três são acusados de terem desviado fundos equivalentes a R$ 410 milhões para reformar casas e o palácio presidencial.
Três anos e meio após a revolução que derrubou o ex-presidente, Mubarak, 86 anos, ainda deverá ser julgado pela morte de centenas de manifestantes, ocorridas durante a Primavera Árabe. Neste caso, o ex-líder é acusado de "cumplicidade para cometer homicídio". Por esta acusação, Mubarak e seu ex-ministro do Interior, Habib al Adli, já haviam sido condenados em junho de 2012 a prisão perpétua. Mas em janeiro do ano seguinte, a Corte de Cassação do Egito anulou a sentença e instaurou um novo processo. (ANSA)
Flagrante: Piloto morre após grave acidente de moto
21-05-2014
Acidente grave em uma corrida de motos na Irlanda do Norte. Um competidor da Inglaterra cai e é arrastado por outra moto até se chocar contra o meio fio.
O competidor foi internado, mas morreu com ferimentos graves.
Crédito: SBT Brasil
Imigração de crianças sozinhas cria geração órfã e vulnerável na Itália
21-05-2014
Crianças de até 8 anos compoem grupo de até 7 mil menores de idade que chegam ao país todos os anos, segundo o governo
Crianças pequenas, de até oito anos, e adolescentes estão entre os milhares de imigrantes que desembarcam sozinhos anualmente na costa da Itália – criando o temor de que uma geração de jovens sem pais fique em situação de extrema vulnerabilidade e exposta a explorações.
De acordo com o governo italiano, cerca de 7 mil estrangeiros menores de idade e desacompanhados são registrados anualmente no país. Para especialistas o número é muito maior, já que os dados não incluem adolescentes que não foram cadastrados ao ingressar na Itália.
A maioria chega pela ilha de Lampedusa, na Sicília, em embarcações improvisadas, depois de terem caminhado a pé durante meses e atravessado o deserto subsaariano vindos de Eritreia, Egito, Mali e Costa do Marfim, entre outros países africanos.
Também há crianças provenientes do Afeganistão e da Turquia, que passam pela Grécia até ingressarem pelos portos de Veneza ou de Ancona, escondidas em caminhões.
"O desembarque de imigrantes (na Itália) país acontece há anos e, ainda assim, o país não está preparado para recebê-los", diz à BBC Brasil a responsável pela Proteção de Menores da organização Save the Children no país, Carlotta Bellini.
"Não há um plano nacional de acolhimento e proteção para os menores estrangeiros desacompanhados."
Neste ano, o número de jovens imigrantes aumentou 800% em relação ao mesmo período de 2013. Segundo a Save the Children, foram 5,6 mil, dos quais 3,8 mil desacompanhados.
"A maioria dos que chegam ao país sem um familiar ou responsável são meninos com idade entre 14 e 17 anos, mas nossos voluntários encontram diariamente crianças de oito, nove anos de idade que viajam sozinhas", conta Bellini.
Direitos
As leis italianas garantem a estes menores o direito de serem abrigados no país e de terem acesso a saúde e a educação, além de outras formas de tutela. Mas, para isso, é preciso ter sido identificado, fotografado e ter suas impressões digitais registradas ao chegar no país.
No entanto, muitos adolescentes, principalmente da Eritreia e do Afeganistão, evitam esse cadastro pelas autoridades, porque querem continuar a viagem até países do norte da Europa, como Suíça e Noruega.
Isso ocorre porque a Convenção de Dublin estabelece que o direito de asilo deve ser garantido pelo primeiro país onde o imigrante foi registrado, a não ser que o menor de idade tenha um parente em um outro Estado da Comunidade Europeia.
Neste caso, a lei prevê que o governo italiano entre em contato com as autoridades do outro país para localizar este familiar e verificar se ele realmente pode assumir a responsabilidade pelo menor.
"Esse processo quase nunca é realizado. Além disso, muitos destes jovens não conhecem ninguém nestes países e, ainda assim, pretendem seguir viagem, especialmente neste período de dificuldade econômica que a Itália atravessa", explica Bellini.
Traficantes
Roma é um lugar de passagem, onde traficantes de pessoas, na maioria das vezes da mesma nacionalidade dos menores, interceptam estes jovens. Há pontos específicos da cidade onde essas comunidades se reúnem, como edifícios ocupados e acampamentos próximos a estações de trem.
"É muito difícil entrar em contato com esses meninos, porque os adultos exercem um controle enorme sobre eles, pedindo dinheiro tanto para encontrar um lugar para dormir quanto para organizar as viagens ao exterior", diz a representante da Save the Children.
"Geralmente, eles ficam na cidade apenas uma semana antes de partir novamente. O risco de exploração é evidente."
Mesmo entre os que querem permanecer, a vida não é fácil. No caso dos egípcios, muitos foram mandados pela família e já chegam ao país com dívidas, pois a viagem organizada por traficantes custa entre 4 e 6 mil euros. Os jovens costumam obter empregos ilegais nos mercados municipais ou em pizzarias.
"A maioria vem da província de Garbia. Querem apenas trabalhar. Não pensam em estudar ou ter outro tipo de vida", disse o mediador cultural Amir Zedan, de 20 anos, que chegou ao país sozinho há quatro anos.
Também os que sonham em estudar e participar de programas de inserção social: atualmente, cerca de 650 menores estão à espera de transferência para instituições de acolhimento adequadas.
"Não temos um sistema de distribuição pelo território nacional dos imigrantes que chegam ao sul do país", prossegue Bellini.
"Os estrangeiros, inclusive menores de idade, desembarcam e são transferidos para centros improvisados, como ginásios e escolas desativadas, sem qualquer infraestrutura. Em poucas horas, o menores desaparecem do controle das autoridades". Continuam, quase sempre, invisíveis.
Boko Haram realiza mais um ataque e mata 30 pessoas
21-05-2014
KANO - O grupo radical islâmico da Nigéria Boko Haram realizou nesta quarta-feira (21) mais dois ataques no norte do país matando ao menos 30 pessoas
Agência Ansa
KANO - O grupo radical islâmico da Nigéria Boko Haram realizou nesta quarta-feira (21) mais dois ataques no norte do país matando ao menos 30 pessoas, segundo informações dos moradores do local.
Os ataques foram realizados próximo da localidade de Chibok, no vilarejo de Alagarno, onde em abril passado foram sequestradas 200 estudantes, que ainda são reféns do grupo.
O ataque acontece um dia após o atentado de ontem em Jos, no centro do país, no qual morreram 118 pessoas.
China e Rússia assinam contrato de gás avaliado em US$ 400 bilhões
21-05-2014
China e Rússia fecharam nesta quarta-feira em Xangai um megacontrato de fornecimento de gás natural avaliado em 400 bilhões de dólares por 30 anos, após uma década de negociações, informaram fontes chinesas e russas.
Segundo o contrato, a Rússia fornecerá gás à segunda economia mundial a partir de 2018, e o volume entregue aumentará progressivamente "para alcançar com o tempo 38 bilhões de metros cúbicos (m3) anuais", indicou um comunicado do gigante energético chinês CNPC.
O acordo, assinado pelo CNPC e pela empresa russa Gazprom, está avaliado em 400 bilhões de dólares com uma duração de 30 anos e prevê um preço de 350 dólares o m3, segundo a imprensa pública russa, que cita o chefe da Gazprom, Alexei Miller.
"É uma nova e importante conquista na cooperação energética estratégica" entre os dois países, comemorou o CNPC.
O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega chinês, Xi Jinping, participaram da assinatura do acordo, indicou o CNPC.
A China, que deseja garantir suas fontes de fornecimento energético, estava há dez anos em negociações com a Rússia, que busca, por sua vez, que a Gazprom tenha acesso ao gigantesco mercado chinês.
As negociações ficaram paralisadas durante um tempo devido ao preço do gás natural.
Nem a CNPC, nem os meios de comunicação oficiais chineses divulgaram qualquer detalhe sobre o tema nesta quarta-feira.
Os termos de um acordo assinado em 2009 previa inicialmente que o volume de gás entregue pela Rússia poderia aumentar com o tempo a quase 70 bilhões de m3, um número que foi reduzido à metade no acordo final.
A assinatura deste megacontrato acontece num momento em que as relações entre a Rússia e os países ocidentais vivem um período de tensões pela crise ucraniana.
Vladimir Putin participava em Xangai da quarta edição da Conferência para a interação e as medidas de confiança na Ásia, um fórum de segurança regional.
jug/ple/at.zm/ma
Fukushima começa a jogar água com baixa radioatividade no mar
21-05-2014
A operadora da Central Nuclear de Fukushima, a Tokyo Eletric Powe (Tepco), começou hoje (21) a fazer descargas controladas para o mar de água com baixos índices de radioatividade, método que vai usar regularmente para reduzir a acumulação de líquido contaminado na fábrica. A primeira descarga foi cerca de 560 mil litros, informou a Tepco.
A empresa e o governo japonês publicaram o teor de radioatividade detectado em análises feitas por três laboratórios: da Tepco, da Agência Nuclear estatal e privado. Todos estavam abaixo do limite estabelecido pela empresa para descarregar a água, que é entre 60 e 90 vezes mais restrito do que o estipulado na lei do país. A empresa e o Executivo vão publicar os níveis regularmente enquanto durarem as operações.
Após meses de intensa negociação, as associações de pescadores de Fukushima acabaram por aceitar a decisão, desde que os níveis de contaminação estejam abaixo dos limites estabelecidos.
Milhares de peixes aparecem mortos em marina da Califórnia, nos EUA
20-05-2014 12:00:19
Anchovas, arraias e até um polvo foram encontrados por autoridades
Equipes do condado de Los Angeles, na Califórnia (EUA), começaram a retirar milhares de peixes encontrados mortos na segunda-feira (19) próximo a uma marina. Segundo autoridades americanas, anchovas, arraias e até um polvo subiram já sem vida à superfície dessa região portuária.
Biólogos afirmam que a onda de calor que atingiu a localidade pode ter provocado falta de oxigênio no mar e levado ao óbito em massa dos animais na costa de Los Angeles.
As mortes causaram mau cheiro, mas fizeram a "alegria" de focas, pelicanos e gaivotas que passavam por ali.
Fonte: G1
Ossos do maior dinossauro já descoberto são encontrados na Argentina
Ossos fossilizados de um dinossauro que cientistas acreditam ser a maior criatura que já andou sobre a Terra foram desenterrados na Argentina.
Depois de medir o comprimento e a circunferência do fêmur (osso da coxa) do animal, os cientistas estimam que o dinossauro tinha 40 metros de comprimento e 20 metros de altura.
Com 77 toneladas, o animal seria tão pesado quanto 14 elefantes africanos e teria sete toneladas a mais do que o dinossauro recordista anterior, o Argentinosaurus, também encontrado na Patagônia.
Os cientistas acreditam que esta é uma nova espécie de titanossauro - enormes herbívoros que datam do período Cretáceo.
Tropeço
Os paleontólogos acharam cerca de 150 ossos no total
Um trabalhador agrícola local tropeçou sobre seus restos no deserto próximo a La Flecha, a cerca de 250 quilômetros a oeste de Trelew, na Patagônia.
Os fósseis foram escavados em seguida por uma equipe do Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, liderada por José Luis Carballido e Diego Pol.
Eles desenterraram os esqueletos parciais de sete dinossauros - cerca de 150 ossos no total -, todos em "condição notável".
Uma equipe de filmagem da unidade de História Natural da BBC captou em vídeo o momento em que os cientistas perceberam exatamente o quão grande era sua descoberta.
"Dado o tamanho desses ossos, o novo dinossauro é o maior animal conhecido que andou na Terra", os pesquisadores disseram à BBC News.
"Com o seu pescoço esticado, ele tinha cerca de 20 metros de altura - o equivalente a um edifício de sete andares", acrescentaram.
Há milhões de anos
Este herbívoro gigante viveu nas florestas da Patagônia entre 95 e 100 milhões de anos atrás, acreditam os cientistas com base na idade das rochas em que foram encontrados os ossos.
Mas, apesar de sua magnitude, ele ainda não tem um nome. "Ele terá um nome que descreva sua magnificência e em homenagem à região e aos proprietários rurais que nos alertaram sobre a descoberta", disseram os pesquisadores.
Houve muitos candidatos anteriores ao título de "maior dinossauro do mundo". O mais recente foi o Argentinosaurus, um tipo similar de saurópode.
Originalmente, pensou-se que ele pesava 100 toneladas, mais tarde, porém, a estimativa foi revisada para cerca de 70 toneladas.
Estimativa
É complicado estimar o peso dos dinossauros - há mais de uma técnica e, em geral, os cálculos são baseados em esqueletos incompletos.
O peso do Argentinosaurus foi estimado a partir de só alguns ossos, mas, no caso da nova descoberta, os pesquisadores tinham dezenas de ossos com os quais trabalhar, tornando mais confiável sua estimativa.
Paul Barrett, especialista em dinossauros do Museu de História Natural de Londres, concorda que a nova espécie é "realmente uma grande criatura".
Ele advertiu, porém, que é difícil ter certeza sobre seu tamanho, pois as estimativas são feitas com informações incompletas.
Tropas russas se preparam para retirada da fronteira com a Ucrânia
Presidente russo ordenou volta a quartéis dos efetivos na região
As tropas russas que participavam de exercícios militares nas regiões de Rostov, Belgorod e Briansk, todas elas na fronteira com a Ucrânia, se preparam para retornar a seus quartéis, informou nesta terça-feira (20) o Ministério da Defesa da Rússia.
As tropas, segundo uma nota oficial, receberam a ordem do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, de retornar a seus quartéis após o término da campanha de instrução de primavera.
"Os efetivos estão desmontando os acampamentos de campanha, carregando os equipamentos e formando as colunas de transportes militares e veículos blindados", acrescentou o comunicado.
O Ministério da Defesa explicou que as colunas militares se deslocarão por seus próprios meios até as estações ferroviárias, de onde as tropas serão transportadas em trem até seus quartéis.
O Kremlin informou ontem que o presidente russo, Vladimir Putin, tinha dado instruções a Shoigu para que ordenasse o retorno das tropas, que participavam dos exercícios militares nas regiões de fronteira com a Ucrânia, aos seus quartéis.
Segundo a Otan, a Rússia colocou junto à fronteira com a Ucrânia entre 35 e 40 mil soldados com tanques e aviões de combate.
Os Estados Unidos e a União Europeia exigiram que Moscou retirasse suas tropas da fronteira com a Ucrânia por considerar essa presença militar uma clara ameaça para o país vizinho.
Fonte: G1
Colisão entre trens deixa mortos perto de Moscou
Acidente envolveu trem de carga e trem de passageiros
Um trem de carga e outro de passageiros colidiram nesta terça-feira (20) nas proximidades de Moscou, deixando cinco mortos e pelo menos 15 feridos, informou o Ministério do Interior russo.
O acidente teria acontecido perto da estação Bekasovo, a cerca de 80 km da capital do país, quando várias composições do trem de carga descarrilaram e atingiram a outra locomotiva.
O acidente aconteceu às 12h32 locais (5h32 de Brasília).
As agências russas, que citam outras fontes, mencionam de 11 a 45 feridos. Pelo menos cinco pessoas estão em condição crítica, segundo uma autoridade local citada pela agência "Ria Novosti".
"Um dos vagões do trem de passageiros foi atingido por um contêiner do trem de mercadorias. Os serviços de emergência se esforçam para retirar as vítimas deste vagão", afirmou o coordenador dos resgates, Vadim Andronov, segundo a France Presse.
Dezesseis vagões do trem de mercadorias, que transportava contêineres, descarrilaram e bateram em um trem de passageiros que seguia de Moscou para Chisinau.
Dois vagões do trem de passageiros foram atingidos, segundo a empresa russa de ferrovias RDZ.
Fonte: G1
EUA enviarão 26 toneladas de ajuda aos Bálcãs após inundações
Doação inclui sacos de areia, cobertores, geradores e gasolina, diz Exército
Os Estados Unidos enviarão 26 toneladas de ajuda, incluindo sacos de areia e geradores, em apoio às vítimas das inundações que atingem a Bósnia e a Sérvia, anunciou o Pentágono nesta segunda-feira (19).
Esta ajuda inclui unidades de purificação de água, sacos de areia, cobertores, sacos de dormir e colchões, além de roupas para a chuva, geradores e gasolina, segundo informações do Exército americano.
No total, cerca de 4.500 artigos devem deixar Camp Darby, uma base americana localizada perto de Livorno, na Itália, a partir de terça-feira.
Um quarto da população da Bósnia e quase 10% dos sérvios foram atingidos pelas piores inundações registradas em um século, que deixaram ao menos 47 mortos e obrigaram milhares de pessoas a deixar suas casas.
Nos dois territórios, cerca de 50 mil moradores foram retirados das áreas afetadas pelas águas.
Resgate
Por enquanto, os esforços das equipes de resgate estão concentrados no Rio Sava, que nesta segunda atingiu seu maior nível na Sérvia e na Bósnia.
Na Sérvia, muitas pessoas foram abrigadas em centros coletivos, principalmente em Belgrado, sob a supervisão de voluntários da Cruz Vermelha e de psicólogos.
Os diques instalados por milhares de voluntários ao longo do Rio Sava e ao redor da central de energia Nikola Tesla conseguiram conter a água no domingo à noite, informou o canal estatal RTS. A central, localizada perto da cidade sérvia de Obrenovac – uma das mais prejudicadas pelas inundações e responsável por produzir 50% da energia elétrica consumida no país –, estava cercada de água.
O ministro da Energia, Aleksandar Antic, disse que a defesa do entorno era "crucial" para a estabilidade do sistema energético do país.
Fonte: G1
________________________________________________
Polícia turca reprime protesto em solidariedade a mineiros e contra premiê
Atualizado em 19 de maio, 2014 - 14:24 (Brasília)
Milhares de manifestantes na Turquia saíram às ruas nesta sexta-feira entoando o grito "Povo de Soma, mostre sua solidariedade com os mineiros", lembrando a explosão que deixou centenas de mineiros mortos na cidade do oeste do país na quarta-feira.
Houve confrontos entre manifestantes e a polícia, que reagiu com jatos de água
Os manifestantes em Soma também se mobilizaram para protestar contra o governo do premiê Recep Tayyip Erdogan, criticado por supostamente ser "insensível" à tragédia.
Houve confrontos entre os manifestantes e a polícia, que reagiu com bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água.
O governo pediu uma investigação parlamentar sobre a explosão na mina, mas antes mesmo da apuração autoridades afirmaram que não houve negligência no caso.
Diversos sindicatos fizeram greve de um dia em protesto contra o desastre, o pior do tipo na Turquia.
No momento na explosão, 787 mineiros estavam na mina. Cerca de 300 morreram, muitos por intoxicação pelo monóxido de carbono liberado no acidente, e 18 ainda estão desaparecidos.
Foram resgatados 363 operários e 122 ficaram feridos.
O Ministro de Energia, Taner Yildiz, disse que o incêndio provocado pela explosão ainda não havia sido apagado nesta sexta-feira, mas que está "diminuindo".
________________________________________________
Sérvia e Bósnia pedem ajuda internacional após pior enchente em 120 anos
Atualizado em 19 de maio, 2014 - 11:54 (Brasília) 14:54 GMT
Os governos da Sérvia e da Bósnia pediram ajuda internacional para resgatar moradores de áreas atingidas pela pior enchente desde o início dos registros de quantidades de chuvas.
Equipes de resgate enfrentam dificuldades na Sérvia (BBC)
Dezenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações na Sérvia, e a região perto da capital, Belgrado, foi uma das mais atingidas. Os moradores estão sem energia ou água potável.
As autoridades informaram que três meses de chuva atingiram a região dos Bálcãs nos últimos três dias, o que resultou na pior enchente dos últimos 120 anos.
Helicópteros de regate da União Europeia, Rússia e Estados Unidos estão ajudando a retirar as pessoas das áreas mais afetadas.
As operações de resgate continuam, mas os serviços de emergência temem encontrar mais corpos quando as águas baixarem. Até a manhã desta segunda-feira, já haviam sido registradas 35 mortes.
Na Bósnia, os deslizamentos destruíram casas e moveram minas terrestres que sobraram da guerra ocorrida nos Bálcãs na década de 1990.
A Croácia também está sofrendo com o excesso de chuvas: o rio Sava inundou áreas no leste do país.
Ahmadinejad quer voltar ao cenário político no Irã
19-05-2014 12:16:41
Ex-líder iraniano criou uma nova conta no Twitter, onde, juntamente com críticas ao atual presidente Hassan Rouhani, postou uma selfie no dia 16 de abril
Parecia que ele havia desaparecido do cenário político, mas o ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad ensaia um retorno oito meses após passar o bastão para o atual presidente, Hassan Rouhani. Ele é apoiado por um grupo de partidários, que começou uma campanha na internet para levar Ahmadinejad de volta ao poder em Teerã nas eleições de 2016. O ex-líder iraniano, doutor em engenharia, até criou uma novíssima conta no Twitter (@DrAhmadinejad), onde, juntamente com críticas a Rouhani, postou uma selfie no dia 16 de abril.
Segundo o jornal iraniano “Shargh”, os partidário de Ahmadinejad criaram um grupo chamado HOMA (sigla para Partidários de Mahmoud Amadinejad, em persa), formado por cerca de 150 blogueiros e jornalistas de sites de notícias saudosos do governo anterior e de suas políticas desafiadores em relação ao Ocidente. Um dos sites se chama 72 Square, nome de uma conhecida praça no bairro de Narmak, em Teerã, onde Ahmadinejad mora. Outros, como Dowlat-e Bahar, Ayin News e Rais Jomhur-e ma (Nosso presidente), também fariam parte desse grupo.
Neles, artigos lembram com nostalgia o governo Ahmadinejad e suas realizações, ao mesmo tempo em que criticam duramente o governo Rouhani.
“Ahmadinejad e seus partidários estão tentando capitalizar nos esperados protestos públicos por causa das reformas nos subsídios do país que Rouhani está efetuando, por ordem do aiatolá Ali Khamenei (líder Supremo do país). Essas reformas vão elevar os preços da eletricidade, da comida e do combustível. Tem gente estocando gasolina em casa com medo da alta nos preços”, informa o analista político iraniano-israelense Meir Javedanfar, que escreveu um artigo sobre a volta de Ahmadinejad no site Al Monitor. “Ahmadinejad tem a esperança que o povo culpe Rouhani e clame por sua volta”.
O retorno começou no dia 1º de abril, quando Ahmadinejad visitou a província do Khuzistão, na fronteira com o Iraque, onde inúmeras batalhas na guerra entre os dois países foram travadas. Uma semana antes, o Líder Supremo, o aiatolá Ali Khamenei, visitara a mesma região. Numa demonstração de que sua retórica continua a mesma, Ahmadinejad fez seu primeiro discurso desde que deixou o cargo de presidente.
“Encontraremos a paz apenas no dia em que elevemos a bandeira dos mártires sobre a Casa Branca!”, bradou, segundo informações da agência de notícias estatal Basij, depois confirmadas por jornalistas independentes.
“Esse foi o primeiro comentário político de Ahamdinejad depois de um longo período de silêncio, e que, mais importante ainda, foi reportado por uma agência estatal, controlada pela todo-poderosa Guarda Islâmica Revolucionária”, diz o analista político iraniano, radicado nos Estados Unidos, Said Ghasseminejad.
Segundo Ghasseminejad, está começando a ficar claro que Khamenei quer manter Ahmadinejad a seu lado. Os sites que apoiam Ahmadinejad denominam Khamenei de “Iman”, que, em termos religiosos, é um título mais elevado do que aiatolá. Há quem acredite, inclusive, que Khamenei esteja por trás dessa tentativa de volta de Ahmadinejad ao cenário político. O ex-presidente foi visto sentado a apenas duas cadeiras de Khamenei numa cerimônia oficial no dia 31 de março, privilégio dado a apenas aos mais bem vistos pelo líder Supremo.
Na tentativa de voltar à política, o ex-presidente e seus apoiadores também estão tentando apelar para a frustração dos conservadores iranianos, que se sentem isolados das negociações nucleares que o Irã realiza com o grupo P5+1 (Estados Unidos, Alemanha, China, Inglaterra, França e Rússia) desde a subida de Rouhani, um moderado, ao poder. Se as negociações falharem ou o resultado delas for considerado “injusto” para a pátria, esses conservadores podem liderar um movimento anti-Rouhani e pela volta do intransigente Ahmadinejad.
Mas quais são as reais chances de um retorno político do ex-presidente? Afinal, Ahmadinajad conseguiu fazer inúmeros inimigos nos oito anos em que esteve no poder (2005 a 2013), e não apenas entre a comunidade internacional, que o criticava não só pelo programa nuclear iraniano como também por ideias e comentários politicamente incorretos. Ahmadinejad alegava abertamente não acreditar no Holocausto nazista contra judeus na Segunda Guerra Mundial, além de afirmar que, no Irã, não há homossexuais.
Internamente, ele é considerado um ex-presidente impopular e corrupto. Ele pode até mesmo ter que enfrentar a Justiça se for indiciado por corrupção, como aconteceu em março com seu vice-presidente, Mohammad Reza Rahimi. Ele se desentendeu até mesmo com a conservadora Guarda Islâmica Revolucionária (IRGC), mesmo que ela tenha motivos de sobra — como ele — para se opor a Rouhani.
“A volta de Ahmadinejad pode ser, na verdade, uma benção para o atual presidente, Rouhani “, acredita Meir Javedanfar. “Quando um piromaníaco que incendiou tantos prédios num quarteirão volta ao bairro, qualquer bombeiro que esteja por perto parecerá um herói, mesmo que não seja assim tão competente. Ahmadinejad foi um presidente tão ruim e impopular que, perto dele, Rouhani parece maravilhoso”.
Fonte: O Globo
Companheiras de padres pedem que Papa reveja lei do celibato
Jornal ‘Vatican Insider’ publicou carta de 26 mulheres que têm relacionamentos românticos com padres
Em uma carta aberta ao Vaticano, 26 companheiras de padres pediram que o papa Francisco repense a obrigatoriedade do celibato para os sacerdotes da Igreja Católica. O texto redigido pelas mulheres foi publicado neste sábado (17) no jornal especializado “Vatican Insider”.
“Caro Papa Francisco, somos um grupo de mulheres de todas as partes da Itália (e além), que te escreve para quebrar o muro de silêncio e indiferença com que nos deparamos todos os dias. Cada uma de nós vive, viveu ou quer viver uma relação amorosa com um padre, por quem somos apaixonadas”, começa a carta assinada apenas com o primeiro nome e a inicial do sobrenome de cada mulher.
No final do texto, há os números de telefone das signatárias, que dizem querer “lançar humildemente aos seus pés o nosso sofrimento para que algo possa mudar, não só para nós, mas para o bem de toda a Igreja”.
“Nós amamos estes homens, eles nos amam”, afirmam as 26 moças. “E na maioria das vezes não é possível, mesmo com toda a vontade, cortar um vínculo tão forte e bonito, que traz com ele, infelizmente, toda a dor de não plenamente vivê-lo”.
Segundo as companheiras dos clérigos, as alternativas são o abandono do sacerdócio ou a persistência em um relacionamento secreto.
Papa Francisco, porém, não tem dado sinais de que a Igreja Católica pretende rever sua postura quanto à lei do celibato sacerdotal. Em março, Bergoglio defendeu a prática tradicional em uma conferência com bispos africanos, destacando que, desde o seminário, os futuros padres devem seguir as exigências do celibato eclesiástico.
Uma declaração dado pelo número 2 do Vaticano, Monsenhor Pietro Parolin, em setembro de 2013, havia levantado novamente o debate sobre a política do celibato. À época, Parolin afirmou que o celibato não é um dogma, mas uma tradição da igreja, e que poderia ser discutido. Apesar da empolgação da mídia com a afirmação, especialistas deixaram claro que o discurso do Monsenhor não significava uma inclinação para a mudança.
Mãe identifica filha em vídeo que mostra estudantes sequestradas na Nigéria
13-05-2014 14:53:05
Para negociar com o Governo, Boko Haram divulgou vídeo onde sequestradas apareciam em cativeiro
A mãe de uma das estudantes sequestradas na Nigéria identificou a filha em um vídeo divulgado por rebeldes islâmicos que mostra dezenas de jovens em cativeiro, afirmou nesta terça-feira (13) um representante dos familiares das vítimas.
A mãe viu o vídeo na televisão na noite de segunda-feira (12) e reparou que sua filha estava entre as meninas sentadas no chão e usando véus, de acordo com Dumoma Mpur, presidente da associação de pais e professores da escola secundária no vilarejo de Chibok, de onde as meninas foram levadas, no nordeste da Nigéria.
O líder do grupo rebelde Boko Haram, Abubakar Shekau, divulgou um vídeo na segunda-feira oferecendo liberar as mais de 200 estudantes sequestradas na escola em meados de abril, em troca de prisioneiros presos pelo governo. Não estava imediatamente claro quando o vídeo das garotas foi filmado.
“O vídeo deixou os pais apreensivos novamente após o assistirem, mas as várias medidas tomadas pelo governo e a chegada de tropas estrangeiras está melhorando nosso estado de espírito, mesmo que eu não tenha visto nenhum soldado em Chibok ainda”, disse Mpur à Reuters por telefone.
O governo nigeriano disse estar explorando todas as opções em seu esforço para resgatar as meninas. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha enviaram especialistas para ajudar com as buscas.
Grupos humanitários questionam eficácia de ajuda entregue à Síria
`A ONU está refém do regime´, disse uma autoridade turca
Sete semanas depois de caminhões de ajuda humanitária da ONU atravessarem a fronteira da Turquia para a Síria pela primeira vez, trabalhadores e autoridades de ajuda humanitária lotados no centro turco de ajuda ainda não sabem onde os suprimentos foram parar.
O comboio de 78 caminhões com comida, leitos e remédios destinados sobretudo à província curda de Hasakah foi considerado um teste da boa vontade das autoridades sírias e dos rebeldes em atender a uma resolução da ONU que exige a permissão de passagem da ajuda humanitária nas linhas de frente do conflito e fronteiras, nas rotas mais diretas aos necessitados.
Mas nenhuma lista de distribuição foi entregue relacionada a essa ou qualquer outra remessa da ONU desde a resolução, dizem os funcionário de ajuda humanitária em Gaziantep, perto da fronteira turca, o que dificulta os esforços de uma série de entidades que tentam coordenar uma resposta à pior crise humanitária do mundo.
"Ainda não sabemos para onde foi o comboio e não nos sentimos confortáveis com isso. A ONU está refém do regime (sírio)", disse uma autoridade turca, sob condição de anonimato, já que seu governo ainda não se posicionou publicamente sobre o assunto.
De acordo com o estipulado pelo governo sírio, a entrega foi repassada a agência sírias parceiras, incluindo o Crescente Vermelho Árabe sírio.
A Reuters questionou a ONU em Damasco por informações sobre a distribuição final dos suprimentos em Hasakah, mas ninguém estava disponível para falar sobre o assunto. O Crescente Vermelho Árabe na Síria não pôde ser contatado.
A resolução da ONU, adotada pelo Conselho de Segurança em fevereiro, em uma rara demonstração de unanimidade sobre a Síria, tinha como objetivo impulsionar o acesso da ajuda humanitária e ameaçava tomar "medidas adicionais" se o governo sírio e os rebeldes não atendessem à determinação.
Mas a falta de transparência em torno das entregas da ONU torna o monitoramento difícil, de acordo com organizações não-governamentais (ONGs) internacionais, que escreveram no mês passado a diversos integrantes do Conselho de Segurança da ONU, alertando que a falta de coordenação significava que a ajuda não estava chegando às áreas prioritárias.
"É um dano em dobro, porque não há prestação de contas, transparência e coordenação, e a todo momento Assad se atribui o crédito (pelas entregas de ajuda humanitária) e criminaliza qualquer um que atravesse a fronteira em áreas controladas por rebeldes", disse o gestor de projetos de uma ONG ocidental que pediu anonimato, sob o temor de prejudicar ainda mais as já frágeis relações com o órgão multilateral.
Obelisco de Washington é reaberto após 32 meses fechado para reparos
Monumento teve estragos causados por terremoto em 2011
O monumento a Washington, o obelisco no centro na área monumental da capital americana, foi reaberto nesta segunda-feira (12) após 32 meses fechado para obras de reparação dos danos causados pelo terremoto de agosto de 2011.
Em cerimônia aos pés do monumento, a secretária de Interior dos Estados Unidos, Sally Jewell; o prefeito de Washington, Vincent Gray, e o empresário David Rubinstein, que financiou a metade da restauração, entre outras autoridades, cortaram a fita símbolo da reinauguração do obelisco.
O terremoto de 5,8 na escala Richter que atingiu a costa leste dos Estados Unidos em 23 de agosto de 2011 abriu uma grande rachadura no obelisco, e também afetou a Catedral de Washington, onde caiu um pináculo de uma das torres centrais, que desde então está fechada para reparar os danos e revisar a estrutura.
A restauração custou US$ 15 milhões, metade doada por Rubinstein, e segundo o Serviço Nacional de Parques, e durante os quase três anos que durou a obra, foi fechado para visitas.
O diretor do Serviço Nacional de Parques, Jonathan Jarvis, assinalou na cerimônia que as obras de reparação foram feitas 'a tempo e dentro do orçamento', e destacou que não houve acidentes.
Para compensar o tempo que o obelisco de 170 metros, uma das principais atrações turísticas de Washington, permaneceu fechado, o Serviço Nacional de Parques anunciou que montará um horário estendido até o fim do verão.
As entradas para a primeira visita guiada para o público, que começou às 13h (locais, 14h em Brasília, se esgotaram em apenas uma hora.
O obelisco foi construído entre 1848 e 1884 como tributo a George Washington, o primeiro presidente da história dos Estados Unidos, e fica no centro do National Mall, o parque central onde estão a maioria de monumentos e museus da capital americana, um dos pontos mais visíveis da cidade.
Fonte: G1
________________________________________________
Casa explode após tiroteio nos EUA
Atualizado em 13 de maio, 2014 - 06:38 (Brasília) 09:38 GMT
Uma casa em New Hampshire, nos Estados Unidos, explodiu na segunda-feira pouco depois de um tiroteio no local.
Câmera em helicóptero flagrou a explosão da casa em New Hampshire
A imprensa americana noticiou que um policial foi morto na troca de tiros. As autoridades ainda não esclareceram o que aconteceu no local.
Uma câmera de televisão de um helicóptero flagrou várias explosões. Os bombeiros não foram autorizados a entrar no local, devido a temores de balas perdidas.
Quando finalmente tiveram acesso à casa, ela já havia sido consumida pelas chamas.
________________________________________________
Prédio sul-coreano amanhece cinco vezes mais torto que Torre de Pisa
Atualizado em 13 de maio, 2014 - 04:33 (Brasília)
Um prédio em construção na Coreia do Sul amanheceu na segunda-feira em um ângulo de 20 graus, provocando espanto entre os engenheiros da obra.
Ninguém ficou ferido no incidente, na cidade de Asan, a 100 quilômetros de Seul. Os responsáveis pela obra estão investigando as causas do incidente.
O ângulo da envergadura é cinco vezes maior do que o da famosa Torre de Pisa da Itália.
Os engenheiros ainda não decidiram que medidas tomarão para resolver o problema. A obra estava prevista para ser inaugurada neste mês.
Gêmeas nascem de mãos dadas e causam comoção em sala de parto.
12-05-2014 14:39:01
Poder celebrar o Dia das Mães com as filhas recém-nascidas foi um grande presente para a americana Sarah Thistlewaite, após uma gravidez complicada. Jenna e Jillian nasceram na última sexta-feira (09/05) em Akron (Ohio, EUA) e causaram comoção em toda a equipe médica da sala de parto. Isso porque as garotas simplesmente nasceram de mãos dadas. Para retirar as crianças da barriga da mãe, os médicos precisaram fazer um esforço e agir com precisão já que as meninas, prematuras, não queriam se desgrudar.
Bill, pai das crianças e a mãe emocionada com o nascimento das filhas: "Poderei segurá-las no colo no Dia das Mães". Divulgação/Akron Childrens Hospital
Durante o pré-natal a mãe das gêmeas, Sarah Thistlethwaite descobriu que as meninas viviam em seu útero sob condições raras: elas compartilhavam a mesma bolsa amniótica. A situação das gêmeas monoamnióticas poderia implicar em um parto complicado e, por isso, desde o dia 14 de março Sarah estava sendo acompanhada diariamente pela equipe médica.
Nos últimos meses de gravidez, a mãe precisou ficar deitada enquanto as filhas foram monitoradas. Segundo os médicos, havia uma possibilidade grande de que os cordões umbilicais se enrolassem e pudem causar o estragulamento de uma delas. Mas, não foi isso o que aconteceu. Embora arriscado, o parto correu bem na 33ª semana de gestação.
A condição rara das gêmeas poderia levar o cordão umbilical das meninas a se enroscarem. Divulgação/Akron Childrens Hospital
"Elas já são melhores amigas", disse a mãe emocionada. Jenna nasceu com 1,9 kg e 43 centímetros e sua irmã com 1,4 kg e 44,5 centímetros. Após nasceram, as garotas foram conduzidas para o CTI neonatal do hospital. A expectativa é de que as gêmeas recebam alta em duas ou quatro semas. O casal já possuem um filho de pouco mais de um ano. O pequeno Jaxson deve receber em breve as irmãs em casa.
Sarah emocionada com o nascimento das filhas: "Elas já são melhores amigas". Divulgação/Akron Childrens Hospital
O pai das meninas, Bill maravilhado com as filhas. Divulgação/Akron Childrens Hospital
Ao site "Bild.de", a mamãe das gêmeas contou:
"Eu mal podia acreditar. Quando elas saíram estavam de mãos dadas. Todos na sala de operação tinham lágrimas nos olhos".
Ainda na maternidade, Sarah recebeu a visita da Dr. Melissa Mancuso, que a parabenizou pelo nascimento das gêmeas. Reprodução/Twitter (AkronChildrens)
Boko Haram quer libertação de presos em troca das jovens sequestradas
12-05-2014 14:34:11
No total, 267 adolescentes foram sequestradas em 14 de abril em Chibok, no estado de Borno
O grupo islamista Boko Haram divulgou nesta segunda-feira um novo vídeo no qual afirma mostrar as estudantes nigerianas sequestradas em abril, alega que as jovens foram convertidas ao islã e que as vítimas serão libertadas apenas no caso de uma troca com islamitas detidos.
O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, fala durante 17 minutos em um vídeo obtido pela AFP, que mostra em seguida quase 130 adolescentes vestindo hijabs que cobrem todo o corpo, rezando ao ar livre em um local não identificado.
No total, 276 adolescentes foram sequestradas em 14 de abril em Chibok, no estado de Borno (nordeste da Nigéria), que tem uma importante comunidade cristã. Segundo as informações mais recentes, 223 jovens continuam desaparecidas.
O vídeo mostra quase 130 adolescentes vestidas com longos véus pretos e cinzas, que permitem observar seus rostos, sentadas no chão a céu aberto, cercadas por árvores e recitando o primeiro capítulo do Alcorão.
Em nenhum momento do vídeo, que tem duração total de 27 minutos, Shekau aparece ao lado das estudantes do ensino secundário, que parecem tristes e resignadas, mas não aterrorizadas.
Duas adolescentes afirmam que eram cristãs e se converteram ao islã, enquanto uma terceira declara que já era muçulmana. Uma jovem diz que as reféns não são maltratadas.
Não há nada que permita descobrir onde o vídeo foi filmado. A qualidade das imagens é muito melhor que a dos vídeos divulgados anteriormente pelo grupo islamista.
Em um determinado momento, um homem armado aparece no local, com uma câmera de vídeo na mão. Durante o discurso, Abubakar Shekau aparece diante de um fundo verde com um uniforme militar e uma arma automática.
O líder do Boko Haram, que fala primeiro em árabe e depois em hausa, a língua mais utilizada na região norte da Nigéria, reivindica mais uma vez o sequestro em massa de Chibok, o que já havia feito em um vídeo divulgado na segunda-feira da semana passada, e afirma que converteu as reféns ao islã.
Barco com centenas de imigrantes naufraga ao sul da Sicília
12-05-2014 12:43:41
Embarcação levaria 400 pessoas, segundo autoridades
Uma embarcação carregando centenas de pessoas afundou ao sul da ilha siciliana de Lampedusa, disseram as autoridades italianas nesta segunda-feira (12), um dia depois de pelo menos 40 pessoas terem morrido quando um barco ter naufragado perto da costa líbia.
Segundo a Reuters, o barco levava cerca de 200 pessoas. A imprensa italiana, entretanto, reporta que 400 pessoas estariam a bordo da embarcação.
Segundo o jornal italiano La Stampa, 210 pessoas foram resgatadas vivas, mas diversos corpos foram encontrados. O naufrágio teria acontecido a cerca de 150 km da costa italiana.
A situação é recorrente confira:
Um porta-voz da Marinha italiana disse que embarcações da força-tarefa Mare Nostrum, criada depois que centenas de imigrantes morreram afogados em acidentes no ano passado, estava a caminho do local do naufrágio.
Embaixada do Brasil em Berlim é apedrejada, diz imprensa alemã
12-05-2014 12:35:09
Homens encapuzados atiraram pedras e quebraram vidros na madrugada
A embaixada do Brasil em Berlim foi alvo de ataques na madrugada desta segunda-feira (12), de acordo com a imprensa alemã. Segundo o site da revista Focus e os jornais Bild, Die Welt e Berliner Zeitung, citando a agência alemã de notícias DPA, pessoas encapuzadas lançaram dezenas de pedras contra a embaixada do Brasil por volta de 1h da madrugada quebrando várias vidraças.
Uma testemunha teria visto um grupo de homens mascarados atirarem dezenas de pedras que quebraram mais de 20 vidraças da entrada da embaixada. em seguida, eles fugiram em direção ao parque Köllnischen. O dano material seria considerável.
Os jornais especulam que os ataques teriam relação com protestos contra a Copa do Mundo que será realizada no Brasil. Esta semana, a revista Der Spiegel publicou em sua capa uma reportagem sobre os problemas com a organização da Copa e os gastos na construção dos estádios.
Refugiada dá à luz quadrigêmeos após travessia de deserto
12-05-2014 12:30:26
Mulher teve `sorte´ de estar refugiada, pois só assim teve acesso a atendimento médico em gravidez com riscos
Ter quadrigêmeos nunca é uma tarefa simples - mas imagine tendo que lidar com quatro recém-nascidos em um acampamento de refugiados.
Em janeiro do ano passado, o fazendeiro Massaya Ag Iliyass e sua esposa Taghri Walet Tokeye deixaram a cidade onde viviam no Mali devido à violência entre forças do governo e rebeldes tuaregues.
O casal partiu a pé com seus seis filhos. Três deles já tinham idade para caminhar, mas os outros ainda eram bebês de colo. A única "comodidade" era um burro emprestado - que ajudava no transporte das cargas.
Eles caminharam por cinco dias e cinco noites.
"Foi um caminho muito longo e cansativo", disse Massaya. "Tínhamos que caminhar devagar para evitar o cansaço, e descansamos o máximo que pudemos."
O seu destino final foi o campo de refugiados de Mbera, na fronteira com a Mauritânia. Eles eram parte de uma onda de 15 mil pessoas que deixaram suas casas rumo ao campo em apenas um mês.
Ao chegar lá, eles descobriram péssimas condições. Cerca de 60 mil refugiados tentavam sobreviver nas temperaturas de 50 graus no deserto, com escassez de água e comida.
'Sorte'
Nesta época, Taghri percebeu que estava grávida. Mas ela sentiu que algo era diferente.
"Eu conseguia sentir que estava maior. Eu sabia que havia algo de diferente", disse ela, que fez uma ultrassonografia e que esperava quadrigêmeos.
Quando perguntada sobre o que sentiu na hora, Taghri dá uma grande risada. "Foi uma ótima notícia", diz ela.
Os médicos do campo de refugiados também ficaram animados com a notícia.
"Em toda minha vida, eu nunca havia me deparado com quadrigêmeos", disse Kasonga Cheride, da entidade de caridade Médicos Sem Fronteiras, que presta atendimento aos refugiados.
Apesar das condições difíceis, o fato de estar refugiada talvez tenha salvado a vida de Taghri. Esse tipo de gravidez sempre envolve grandes riscos. Dois dos bebês não estavam em posição adequada para um parto natural, e nasceram com cesáreas. Sem esse procedimento, a vida de todos estaria em risco.
Ela teve anestesia epidural e disse não ter sentido dor alguma.
Os bebês nasceram de forma prematura, com 35 semanas de gestação (cinco a menos do que o previsto), e pesos entre 1,8 e 2,4 quilos. Após o nascimento, Taghri conseguiu amamentar todos - três meninos e uma menina.
Passado quatro meses, todos estão saudáveis. A família inteira - o casal e seus dez filhos - vivem em uma tenda sob o sol escaldante do campo de refugiados no deserto.
"Temos uma pessoa que nos ajuda com as crianças, mas está sendo muito difícil dormir", diz Taghri. Dois dos gêmeos (Farim e Oumar) são muito calmos, mas os outros dois (Ousmane e Aboubakrine) são bastante agitados e só param de chorar quando ganham colo.
O maior problema da família agora é o desemprego. Taghri sonha em voltar a ser costureira, profissão que abandonou quando deixou sua máquina para trás na mudança. Mas é difícil imaginar como isso seria possível tendo dez crianças para cuidar.
Massaya consegue alguns trabalhos fora do campo de refugiados, como cuidar de um rebanho de ovelhas, mas isso também causa problemas para a família.
"Quando não estou no campo, não consigo pedir rações de comida", diz ele. No entanto a família recebe ajuda de vizinhos.
Eles têm conseguido sobreviver, mas as perspectivas para o futuro não são muito boas.
"Não tenho muita esperança no futuro de meus filhos. No momento, eu não tenho nada, então não posso esperar nada para o futuro deles."
A agência de refugiados da ONU (Acnur) tem trabalhado para mudar a situação dessas pessoas. Mas até agora, só um dos filhos de Massaya frequenta escola. Só 40% das crianças no acampamento têm aulas.
O fluxo de refugiados para o campo diminuiu, já que a violência também teve uma redução no norte do Mali. No entanto, a situação ainda é instável e poucos se animaram a voltar para suas cidades.
"Temos que aceitar que estamos vivendo em um acampamento e que somos refugiados", diz Massaya. "Nós seguimos adiante."
Astro de ‘Wolverine’ conta que precisou tratar mais de um câncer
09-05-2014 11:34:31
Hugh Jackman usou o Instagram para alertar sobre o câncer de pele
Hugh Jackman usou seu perfil do Instagram nesta quinta-feira (8) para revelar que precisou tratar outro arcinoma basocelular, células cancerosas que crescem na superfície da pele. O ator esteve em um consultório médico e divulgou imagem com curativo no nariz.
“Por favor usem o protetor solar”, escreveu Hugh na rede social. Ele aproveitou ainda para agradecer aos médicos Dr. Albom and Dr. Arian. Em novembro de 2013, o artista já havia sido diagnosticado com o mesmo tipo de câncer. “Por favor não sejam bobos como eu. Sejam examinados”, chegou a escrever ele.
O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais comum, responsável por mais de 90 por cento dos portadores de câncer de pele nos EUA, segundo o repositório médico online WebMD.com. Esse tipo de célula cancerosa raramente se espalha, mas se não for removida pode danificar e desfigurar os tecidos adjacentes.
Jackman é um dos principais atores de ação de Hollywood, mais conhecido por seu papel como o super-herói Wolverine nos filmes sobre os “X-Men”. Ele foi nomeado para Oscar este ano como melhor ator por sua atuação no filme “Les Miserables”. Ele também estrelou o recente drama “Os Suspeitos”, ao lado de Jake Gyllenhal.
O australiano Hugh Jackman, 45 anos, mais conhecido como o Wolverine dos cinemas, foi diagnosticado com câncer de pele. O ator descobriu a doença depois que sua mulher, Deborra-Lee Furness, com quem é casado há 17 anos, notou uma marca diferente em seu nariz. Ela o aconselhou a procurar um médico.
Em imagem postada em seu perfil no Instagram, Jackman aparece com um curativo sobre o nariz, sinal de que removeu o carcinoma. Na postagem, ele não dá detalhes sobre a doença e o tratamento – se, por exemplo, já está totalmente recuperado ou se ainda precisa de cuidados.
Mas o ator aproveitou para recomendar filtro solar aos seguidores. “Deb me disse para verificar uma marca no nariz e, meu Deus, ela tinha razão. Eu tinha um tumor enorme. Por favor, não seja tolo como eu. Faça exames preventivos. E USE filtro solar!”
Polícia dos EUA investiga por que gancho usado por circo quebrou
06-05-2014 12:48:36
Peça projetada para suportar 4.500 kg sustentava 680 kg, segundo polícia
As investigações sobre o acidente com nove acrobatas do circo Ringling Brothers Barnum and Bailey, em Providence, nos Estados Unidos, se concentram no gancho metálico conhecido como mosquetão que prendia a estrutura onde estavam as artistas a um cabo de aço. O fecho foi encontrado no palco do Dunkins’ Donuts Center quebrada em três partes.
O acidente aconteceu no domingo (4). Na apresentação, oito artistas formam uma espécie de candelabro ou lustre, suspensos apenas pelos cabelos Uma plataforma que era elevada e suspendia as artistas caiu, lançando as oito no chão e ferindo um dançarino que estava embaixo. Entre as nove artistas hospitalizadas estão três brasileiras: Dayana Florentino, Widny Neves e Stefany Neves.
O gancho tem 12 centímetros é o mesmo usado para escaladas de alpinistas para fixas cabos. A peça é projetada para suportar 4.500 kg, um peso oito vezes maior do que o da apresentação, de 680 kg, segundo Paul Doughty, investigador do Corpo de Bombeiros de Providence, em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (5). Segundo o delegado que investiga o caso, Steven Paré, o fecho quebrou na parte sólida, e não no lado que tem uma abertura. O gerente da casa de espetáculos afirmou que a peça pertence ao circo e foi fixada pela equipe do espetáculo.
De acordo com Doughty, o circo tem experiência na instalação e manutenção do equipamento. Os investigadores vão analisar se houve alguma fadiga no material. Segundo a imprensa local, o brasileiro Andrey Medeiros, que é responsável pelo número do circo, foi ouvido pelas autoridades, mas o seu depoimento não foi divulgado. A esposa dele, a búlgara Viktorya Medeiros, é uma das acrobatas que se machucaram no acidente. Ela está internada no Hospital de Rhode Island.
Brasileiras passa por cirurgias
A carioca Stefany Neves, de 19 anos, passou por uma segunda cirurgia para reparar danos causados no fígado nesta segunda-feira (5). Segundo sua irmã, Renata Neves Bezerra, a jovem estava consciente após a operação. Stefany ainda terá que passar por uma cirurgia no fêmur, que foi fraturado. Ela também sofreu fraturas nos dois tornozelos.
Dayana Florentino, de 22 anos, também do Rio de Janeiro, foi operada na coluna e vai precisar ser submetida a uma cirurgia na mão, que sofreu fratura. Widny Neves quebrou um braço, sofreu uma lesão no pescoço. O boletim médico do hospital de Rhode Island, divulgado na noite de segunda (5), diz que Widny está bem melhor. Stefany e Dayana passaram por cirurgia e ainda inspiram cuidados.
O espetáculo em Providence foi cancelado após o acidente. O circo seguiu para Connecticut, mas não vai apresentar o número das acrobatas presas pelos cabelos.
Mergulhador morre durante resgate a vítimas de naufrágio na Coreia do Sul
06-05-2014 12:34:10
Homem perdeu consciência enquanto fazia buscas a 25 m de profundidade
Um dos mergulhadores que atua no resgate das vítimas do naufrágio da balsa Sewol, na Coreia do Sul, morreu nesta terça-feira (6) – data local – após perder a consciência durante uma submersão em busca de pelo menos 39 desaparecidos que podem estar dentro da embarcação. Segundo autoridades, 263 corpos já foram resgatados.
O contato com o resgatista foi perdido durante um mergulho de cerca de 25 metros de profundidade. Ele trabalhava para uma empresa privada especializada em engenharia naval e salvamentos. O homem de 53 anos foi levado para um hospital na cidade de Mokpo, mas segundo a agência de notícias Yonhap, não resistiu.
As buscas pelos desaparecidos do naufrágio estão sendo feitas há 21 dias e contam com equipes de mergulhadores da Marinha, da Guarda Costeira e de civis. Os fortes ventos e marés dificultam o trabalho de procura pelos corpos das vítimas.
A balsa, que fazia a rota entre a cidade de Incheon, oeste de Seul e sul da ilha de Jeju afundou na costa sudoeste do país em 16 de abril. Das 476 pessoas que estavam no Sewol, 325 eram estudantes de um instituto de ensino médio da cidade de Ansan, na periferia de Seul. Apenas 174 pessoas, incluindo a maior parte da tripulação foram resgatados, deixando 302 o número de mortos ou desaparecidos.
Acredita-se que a embarcação afundou depois de uma manobra brusca que deslocou todo o peso de sua carga para um lado, o que a desequilibrou e fez virar em pouco mais de uma hora. O capitão foi criticado pela demora nos procedimentos de evacuação do navio no momento do acidente e permanece detido por supostamente ter deixado a embarcação e não ter zelado pela segurança dos passageiros.
Fonte: G1
______________________________________________
Madrugada desta terça-feira terá chuva de meteoros
06-05-2014 12:24:43
Fenômeno será visível no Brasil inteiro a partir das 4h da manhã
A passagem do cometa Halley, um dos mais famosos eventos espaciais, ainda está longe de se repetir. Como o astro nos visita a cada 75 anos, e passou pela Terra pela última vez em 1986, a projeção é que seja possível vê-lo novamente em 2061. Duas vezes por ano, porém, a Terra passa pela órbita de Halley, e os fragmentos de rochas e poeira que se desprendem do cometa causam chuvas de meteoros. Uma delas, denominada chuva de Eta Aquarídeos, poderá ser vista na madrugada desta terça-feira.
"Meteoros são fenômenos luminosos que acontecem quando um pedaço de rocha espacial entra em atrito com a atmosfera e sofre vaporização, tornando-se brilhante", explica Enos Picazzio, astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Isso pode acontecer com uma rocha isoladamente ou vários fragmentos vindos de um mesmo local — o que caracteriza as chuvas de meteoros. Quando a Terra passar pela órbita do cometa Halley, os fragmentos liberados por ele se chocam com a atmosfera, provocando o espetáculo que pode ser observado no céu. Como as partículas costumam ser muito pequenas, elas ou se desintegram antes de atingir o solo terrestre ou chegam aqui em forma de poeira espacial.
Chuva de Eta Aquarídeos é resultado de fragmentos de rocha e poeira que se desprendem do cometa Halley (AFP)
Nesta passagem, as horas que antecedem o amanhecer da terça-feira serão o melhor momento para observar a chuva de Eta Aquarídeos. Segundo o astrônomo Marcos Calil, coordenador científico do planetário de Santo André e consultor da Climatempo, por volta das 4h da manhã (horário de Brasília), a chuva poderá ser vista na direção Leste. "Nesse horário já é possível observar Vênus, um ponto prateado muito brilhante próximo do horizonte, a Leste. Um pouco para cima está a constelação de Aquário, onde vai acontecer a chuva", explica especialista.
Estima-se que haverá, no máximo, 45 meteoros por hora, um pouco menos de um por minuto, embora na prática o fenômeno não seja tão uniforme. "Podem vir três meteoros de uma vez, passar alguns minutos sem nenhum, depois aparecerem outros", afirma Calil. Essa projeção se refere a condições ideias de observação. Para quem mora em cidades, a média pode cair drasticamente, chegando a cerca de cinco meteoros por hora, devido à iluminação intensa e à poluição, que prejudicam a visão do fenômeno. A luz da Lua não será um fator a atrapalhar a observação da chuva de meteoros, já que o satélite terá se posto às 23h desta segunda-feira.
Os meteoros serão vistos rapidamente, em questão de segundos, e não serão muito brilhantes. Com chuva ou céu nublado, a visão será prejudicada ou impossível. "É preciso ter paciência, e ficar olhando para a mesma direção por um longo período", ressalva Picazzio.
______________________________________________
OMS declara emergência em poliomielite para todo o mundo
06-05-2014 11:25:24
Doença existe em dez países. Em três deles o risco de propagação é maior: Paquistão, Camarões e Síria.
A Organização Mundial de Saúde declarou nesta segunda-feira (5) emergência em poliomielite em todo o mundo. O Ministério da Saúde diz que não razões para preocupação, no Brasil.
É a segunda vez que a Organização Mundial de Saúde declara uma emergência global por causa de uma doença. A primeira foi com a gripe H1N1, em 2009. A medida agora é uma forma de tentar combater a proliferação da pólio, que pode causar paralisa dos membros e levar à morte.
Paquistão, Camarões e Síria, têm risco maior de propagação
A doença existe em dez países. E em três deles o risco de propagação é maior: Paquistão, Camarões e Síria.
No Brasil, a pólio está eliminada desde 1994. Há mais de 40 anos, o Ministério da Saúde faz campanhas anuais de vacinação contra a doença. E mesmo com a Copa do Mundo, que vai trazer muitos estrangeiros para cá, o governo diz que a população está protegida.
Alerta especial para pessoas que vão viajar para países que têm vírus selvagem
Na última vacinação, no ano passado, mais de 96% das crianças com menos de cinco anos de idade foram imunizadas. O trabalho é para que a doença não volte. Os adultos que receberam a vacina na infância ou em algum momento da vida também estão protegidos.
“O único alerta especial que nós fazemos é que aquelas pessoas que vão viajar para países onde há a circulação do vírus selvagem. Ela verifique a sua situação vacinal e elas tomem uma dose de reforço, que pode ser dada em qualquer unidade de saúde desse país”, explica o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
O João nasceu em uma época em que a pólio já não ameaça mais as crianças brasileiras. E a mãe dele cuida para que continue assim.
“É uma tranquilidade para o nosso amanhã. Na verdade, a gente está fazendo a nossa parte de prevenção”, afirma a mãe do João.
______________________________________________
Saúde - Sangue jovem pode reverter envelhecimento
05-05-2014
Três estudos sugerem que proteínas de camundongos novos foram responsáveis por melhorar funções do cérebro e aumentar a força muscular em animais com idade avançada
Testes em humanos estão previstos para um período entre três e cinco anos
SÃO FRANCISCO (EUA) — Não é ficção. A infusão de sangue jovem pode reverter sinais do envelhecimento, sugerem três novos estudos de universidades americanas. A técnica foi capaz de melhorar o funcionamento do cérebro, do coração e a força muscular em camundongos com idade avançada.
Os pesquisadores acreditam que proteínas contidas no sangue jovem são as responsáveis por reverter os sinais de envelhecimento. Apesar das diferenças entre camundongos e humanos, especialistas disseram que a descoberta pode levar a novos tratamentos para doenças mentais e cardíacas em pessoas. Um ensaio clínico está previsto para começar entre três e cinco anos.
— A evidência é forte o suficiente agora, em vários tecidos, o que nos garante para testes e aplicações em humanos — disse Saul Villeda, autor de um do estudo da Universidade da Califórnia, em São Francisco, ao “Guardian”.
O envelhecimento é um dos maiores fatores de risco para uma série de enfermidades mentais e do coração, além de câncer e diabetes, por exemplo. Os estudos foram comemorados uma vez que, com o envelhecimento da população, a proporção de pessoas com essas condições cresce e o custo para a saúde pública representa um dos maiores desafios para países em todo o mundo.
Na pesquisa liderada pela Universidade de São Francisco, os cientistas fizeram infusões de sangue de camundongos de três meses de vida em outros animais com 18 meses — considerada uma idade avançada em camundongos, e o que pode equivaler a 70 anos em humanos. A terapia melhorou o desempenho dos camundongos mais velhos em tarefas de memória e de aprendizagem. Eles apresentaram também mudanças estruturais, moleculares e funcionais em seus cérebros.
“Nossos dados indicam que o sangue jovem em camundongos no final da vida foi capaz de rejuvenescer a plasticidade sináptica e melhoria da função cognitiva” relatou a equipe de pesquisadores em artigo publicado na revista “Nature Medicine”. “Estudos futuros em humanos idosos são necessários e, potencialmente, aqueles que sofrem de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade”.
Os cientistas observaram que o cérebro dos camundongos idosos foi capaz de formar novas conexões no hipocampo, uma região vital para a memória e sensível ao envelhecimento.
A equipe de pesquisa injetarou plasma sanguíneo — componente líquido do sangue, sem as células — de camundongos jovens em animais mais velhos. As injeções fizeram com que os idosos tivessem o mesmo desempenho em um teste de memória do que animais com seis meses de idade.
— Há algo sobre o sangue jovem que pode, literalmente, reverter os prejuízos que você vê no cérebro mais velho — afirmou Villeda, que ressaltou que o caminho para o teste em humanos ainda é longo. — Eu gostaria que o nosso estudo viesse como uma legenda grande de “não tente isso em casa”. Precisamos de um ensaio clínico para ver se isso se aplica aos seres humanos, e para ver se há efeitos que não queremos.
Villeda acredita que o efeito antienvelhecimento estaria ligado a uma proteína chamada CREB — que se liga a uma sequência particular de DNA e age como um reguladora do cérebro. O plasma sanguíneo jovem fez com que a proteína se tornasse mais ativa, se transformando em genes que impulsionam as conexões neurais.
Em dois outros estudos, pesquisadores da Universidade de Harvard, em Cambrigde, mostraram que infusões de sangue jovem rejuvenesceram o cérebro e os músculos de ratos mais velhos. Eles acreditam que uma outra proteína presente em abundância no sangue jovem foi capaz de fazer crescer vasos sanguíneos no cérebro envelhecido, o que melhorou a circulação no órgão.
Os cientistas também observaram o aumento do número de células-tronco neurais. Até mesmo o olfato dos animais mais velhos melhorou, e eles foram capazes de distinguir cheiros assim como os mais jovens.
“É possível que o aumento do fluxo sanguíneo possa resultar em aumento da atividade e função neural, e possibilite a abertura de novas estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade”, escreveram os autores na revista “Science“.
Para testar a situação inversa, os pesquisadores deram sangue mais velho aos jovens camundongos, e observaram uma redução em células-tronco neurais em seus cérebros.
No outro estudo de Harvard, as infusões de sangue de tecido muscular jovem em camundongos mais velhos aumentou sua força e desempenho em exercícios de resistência, segundo outro artigo publicado na “Science“.
As duas equipes de Harvard mostraram que poderiam replicar os efeitos antienvelhecimento com injeções de uma única proteína do sangue jovem chamada GDF11. Amy Wagers, pesquisadora que participou dos dois estudos, afirmou que os mesmos efeitos poderiam ser conseguidos em humanos:
— A proteína é idêntica em camundongos e humanos e também está presente na corrente sanguínea em humanos. Nossas análises preliminares sugerem que nos dois casos ela é regulada pela idade, por isso acho que os seus efeitos são susceptíveis de traduzir para os seres humanos.
______________________________________________
Primeiro-ministro quer estabelecer Israel como Estado judeu
05-05-2014
A nova lei pode criar tensão na região, pois a Palestina já declarou que jamais irá reconhecê-lo como tal
Israel pode ter uma lei que estabelece o país como um Estado judeu. O pedido partiu do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como resposta à Palestina que recusou reconhecer tal condição durante as negociações de paz.
Netanyahu declarou nesta quinta-feira (1), durante discurso em Tel Aviv, que irá promover “uma Lei Básica” definindo o país como “Estado-nação do povo judeu”.
Os palestinos temem que tal lei venha promover discriminação contra a minoria árabe que vive em Israel, que representa um quinto da população. Outro temor comum entre eles é que, com a nova lei, o Estado se negue a receber os refugiados palestinos que saíram do país durante as guerras que acontecem na região desde 1948.
Israel conta com o apoio dos Estados Unidos para consagrar a legislação que o tornará como um Estado judeu, o que pode complicar ainda mais os esforços para as negociações de paz na região.
O premiê afirma que na Declaração de Independência de Israel, assinada em 1948, a definição de uma nação judaica já estava dentro do conceito, e que aqueles que são contra estão desafiando o direito de Israel existir.
A região vive em constante conflito há 66 anos por conta da criação do Estado de Israel. Os palestino reivindicam boa parte da terra, incluindo Jerusalém Oriental. A cidade completa (parte oriental e ocidental) é a capital israelense.
Na semana passada o presidente palestino, Mahmud Abbas, declarou que seu povo jamais irá reconhecer Israel como um Estado judeu. “Não aceitaremos nunca reconhecer um Estado judeu”, disse ele aumentando a crise na região. O governo da Palestina aceitou firmar acordo com o Hamas, grupo considerado por Israel como terrorista.
Juntos, governo palestino e Hamas, pretendem somar forças para eleger o novo presidente que deve continuar com as ideias de Abbas. Por conta dessa ligação, o acordo de paz que estava há seis anos em negociação foi cancelado.
Atentados contra ônibus deixam dois mortos e 62 feridos no Quênia
05-05-2014
A autoria dos ataques não foi reivindicada
Duas pessoas morreram e 62 ficaram feridas neste domingo em atentados com granadas contra dois ônibus em uma rua movimentada da capital do Quênia, Nairóbi, anunciou a polícia.
"Duas pessoas morreram quando eram levadas para o hospital", indicou um policial à AFP. Dos 62 feridos, 20 estão em estado grave, informou o Centro de Gerenciamento de Desastres.
Parte da imprensa afirma que os artefatos foram colocados nos ônibus, enquanto informações não confirmadas dão conta de que que as granadas foram lançadas a partir da estrada.
Os ônibus circulavam na movimentada Thika Road, a 8km do centro de Nairóbi.
Um jornalista da AFP viu um ônibus vermelho com um enorme buraco e manchas de sangue. Canais de TV também mostraram um ônibus verde com o teto e a lateral destruídos pelos explosivos.
"As forças de segurança procuram os autores deste ato odioso e covarde", declarou o vice-presidente do Quênia, William Ruto.
A autoria dos ataques não foi reivindicada, mas eles coincidem com o lançamento, pelas autoridades quenianas, de uma ampla operação de segurança contra supostos cúmplices dos islamitas somalis shebab, ligados à Al-Qaeda.
Os ataques de hoje acontecem um dia depois de um atentado com granada contra um ônibus na cidade portuária queniana de Mombasa, em que morreram quatro pessoas. Outro ataque, contra um hotel de luxo, não deixou vítimas.
Aprovação da presidente da Coreia do Sul cai 11 p.p.
05-05-2014
A aprovação da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, caiu 11 pontos porcentuais nas duas últimas semanas, publicou o jornal local Yonhap News, com base em uma pesquisa conduzida pela agência Gallup Korea.
Dos 1.008 entrevistados, 48% disseram aprovar o trabalho de Park, uma queda de 11% ante a pesquisa feita há duas semanas. Outros 40% disseram que a presidente está fazendo um mau trabalho, o que representa uma alta de 12% sobre os números prévios.
A piora no índice de aprovação coincide com o naufrágio de um navio com 476 pessoas a bordo, em 16 de abril, sendo a maioria dos passageiros estudantes de ensino médio de uma única escola. O total de mortos no desastre já soma 244 pessoas, sendo que ainda há 58 desaparecidos.
O governo sul-coreano tem sido criticado pelo modo como atuou no resgate. Na semana passada, Park pediu publicamente desculpas pela resposta inicial do governo, classificando a reação como "insuficiente". O primeiro-ministro Chung Hong-won entregou o pedido de demissão no fim do mês passado. Fonte: Market News International.
O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius no tribunal de Pretória no qual é julgado pelo assassinato da namorada Reeva Steenkamp
Pretoria (AFP) - O julgamento do atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, que matou a tiros a namorada em fevereiro de 2013, recomeçou nesta segunda-feira em Pretória, após duas semanas de recesso, com o interrogatório da primeira pessoa a chegar ao local do crime.
Johan Stander, gerente do condomínio no qual o atleta morava, recebeu uma ligação de Pistorius depois que ele atirou contra a namorada Reeva Steenkamp em 14 de fevereiro de 2013.
Stander, que estava na lista de testemunhas de acusação, foi convocado a pedido da defesa.
Ele foi interrogado por Kenny Oldwadge, que integra a equipe de advogados de defesa coordenada por Barry Roux.
Stander, visivelmente emocionado, disse que recebeu uma ligação do atleta à 3H18, no dia da tragédia.
Pistorius matou Reeva Steenkamp às 3H17, quando ela estava no banheiro.
"Por favor, por favor, venha para a minha casa. Atirei contra Reeva, pensava que era um invasor", disse Pistorius, que estava chorando, de acordo com Stander.
"Era como se estivesse destruído, quebrado, desesperado, implorando", declarou Stander.
Pistorius, de 27 anos, pode ser condenado a 25 anos de prisão se o tribunal o considerar culpado pelo assassinato de Reeva Steenkamp, uma modelo de 29 anos que ele conhecia há três meses.
O promotor Gerrie Nel considera que o atleta matou Steenkamp após uma discussão na qual a modelo afirmou que desejava retornar para casa.
Nel acusou Pistorius de ter matado intencionalmente a namorada, que estaria refugiada no banheiro para escapar da fúria do atleta, questionando mais uma vez a versão do esportista, que afirma ter cometido o crime por engano, por acreditar que a pessoa no banheiro era um ladrão.
O tribunal deseja o fim das audiências em 16 de maio.
Mas a acusação pode convocar novas testemunhas e prolongar o julgamento, que mantém a África do Sul em suspense desde 3 de março.
Depois das audiências, o promotor Gerrie Nel e o advogado Barry Roux transmitirão suas conclusões por escrito para a juíza Thokozile Masipa, que anunciará o veredicto.
Thokozile Masipa, que dedicou o recesso de duas semanas a estudar as 2.000 páginas do processo, pode demorar várias semanas antes de pronunciar a sentença.
Autoridades registraram vibrações leves que depois se transformaram em abalos violentos
Tóquio (AFP) - Um forte terremoto de 6 graus foi registrado nesta segunda-feira (5) no centro de Tóquio e deixou 17 feridos leves, mas sem provocar o risco de tsunami.
O terremoto aconteceu às 5h18 (17h18 de domingo em Brasília), com epicentro na ilha Izu Oshima, ao sul da capital, e a 155 km de profundidade. Os movimentos mais fortes foram registrados no centro da capital, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
As autoridades registraram vibrações leves que depois se transformaram em abalos violentos.
Segundo a imprensa local, 17 pessoas ficaram levemente feridas.
Os movimentos mais intensos foram no centro de Tóquio, onde ficam os ministérios e prédios públicos do país.
Nesta segunda-feira, feriado no Japão, muitos moradores da capital acordaram com o tremor.
O canal público NHK interrompeu a programação para divulgar as primeiras informações.
Várias linhas de trem suspenderam temporariamente os serviços para controlar as vias. O tráfego era normal no aeroporto de Tóquio-Haneda.
A companhia de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco) anunciou que não foi registrada qualquer anomalia na central nuclear de Fukushima, 200 km ao nordeste de Tóquio.
Afeganistão decreta luto em memória das vítimas de deslizamento de terra
Medida é anunciada após autoridades desistirem de buscar sobreviventes. Desastre pode ter matado cerca de 2,7 mil moradores de província afegã.
Mulher afegã chora pela perda de sua família no deslizamento de terra que atingiu o distrito de Argo (Foto: Reuters/Mohammad Ismail )
O governo do Afeganistão decretou luto oficial neste domingo (4) em memória das mortes causadas pelo deslizamento de terra ocorrido na sexta-feira no nordeste do país. O governador da província de Badakhshan, no Afeganistão, disse neste sábado (3) que o número de mortos pode ter ultrapassado os 2 mil. A missão da ONU no Afeganistão disse que mais de 350 pessoas foram mortas – que é o número de corpos encontrados – e a organização baseada em Genebra Internacional para as Migrações (OIM) fala em 2.700 mortos ou desaparecidos.
De acordo com um comunicado oficial, as bandeiras ficarão a meio mastro ao longo do dia em território afegão e nas representações diplomáticas no exterior. As autoridades decretaram o dia de luto horas depois de os trabalhos de resgate serem interrompidos. A situação frágil no local fez com que as buscas se tornassem muito arriscadas. A encosta instável acima da região do deslizamento poderia cair novamente, colocando em risco os desabrigados e as equipes de resgate que trabalhavam.
Inicialmente, os moradores e algumas dezenas de policiais, equipados apenas com ferramentas básicas de escavação, retomaram a busca no início do dia, mas logo ficou claro que não havia esperança de encontrar sobreviventes enterrados na lama profunda e escombros.
De acordo com os registros oficiais do país, o desastre da sexta-feira só foi superado pelo terremoto que assolou em 1998 a província de Takhar, no norte afegão, que causou a morte de pelo menos 3.500 pessoas.
Ajuda aos sobreviventes
Segundo as Nações Unidas, o foco do trabalho agora é na ajuda aos mais de 4 mil desabrigados, seja diretamente pelo deslizamento de terra ou porque tiveram de sair de suas casas como precaução por suas aldeias estarem em risco. Já a OIM aponta que mais de 14.000 pessoas foram afetadas.
De acordo com organizações internacionais e oficiais do governo afegão, pelo menos 300 casas foram soterradas pela lama com o deslizamento de sexta. Já o número exato de mortos é difícil de ser apurado nesta região pobre na fronteira com o Tajikistão.
"A escala deste deslizamento de terra é absolutamente devastadora, com uma vila inteira praticamente apagada", disse o chefe da missão do OIM no Afeganistão, Richard Danziger. "Centenas de famílias perderam tudo e estão em imensa necessidade de ajuda."
As principais necessidades no local são água, remédios, alimentos e abrigo de emergência, disse o porta-voz da Missão de Assistência da ONU no Afeganistão, Ari Gaitanis.
Centenas de pessoas acamparam durante a noite em condições próximas de zero, alguns deles em tendas que foram distribuídas.
"Conseguimos obter uma escavadeira para a área, mas escavação parece ser impossível", disse Abdul Qadeer Sayad, chefe de polícia adjunto de Badakhshan, à Reuters. Ele disse que, por conta do tamanho da área afetada e da profundidade da lama, apenas máquinas modernas poderiam ajudar.
Chuvas intensas
O deslizamento aconteceu na sexta-feira, após dois dias de chuvas intensas na cidade de Ab-e-Barik, no distrito de Argo, onde pelo menos 300 casas, das mais de mil que foram atingidas pelo deslizamento, ficaram completamente soterradas.
Os desastres naturais são frequentes no extremo norte do país asiático, que faz fronteira com Tadjiquistão, Paquistão e China e que conta com meios precários para fazer frente às enchentes, avalanches de neve e terremotos que acontecem na região.
______________________________________________
Impasses em Washington viram piada de Obama no jantar de correspondentes
Por Doina Chiacu
WASHINGTON, 4 Mai (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, zombou de si mesmo em relação ao ele chamou de um ano difícil, mas seu humor mais cáustico referia-se a impasses em Washington quando políticos e meios de comunicação importantes se reuniram no jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca.
"Em 2008 meu slogan era 'Yes we can'. Em 2013 era control-alt-delete", brincou Obama para uma audiência que também estava cravejada de estrelas de cinema e da televisão dos EUA.
"Em um momento, as coisas ficaram tão ruins que 47 por cento ligaram para Mitt Romney para pedir desculpas", disse, referindo-se à gafe da campanha presidencial de 2012 na qual o candidato republicano disse, em comentários que foram secretamente gravados, que 47 por cento dos norte-americanos tornaram-se dependentes de ajuda do governo.
O presidente destacou alguns dos pontos baixos de sua administração no ano passado, referente ao desastroso lançamento do site para o marco da reforma do sistema de saúde.
Depois, ele citou oponentes republicanos no Congresso que estão clamando para revogar a legislação, apesar do número de matrículas superior ao esperado nas mudanças do sistema de saúde: "Quão bem o Obamacare tem que trabalhar antes de você parar de tentar revogá-lo?"
Obama disse que estava se sentindo triste por John Boehner, o presidente republicano da Câmara dos Deputados. "Hoje em dia , os republicanos estão mais exigentes com John Boehner do que comigo, o que significa realmente que laranja é o novo preto", disse ele, em uma referência ao aparentemente perpétuo bronzeado de Boehner.
No final de seu discurso, Obama voltou a atenção do público para um monitor de vídeo, que não funcionou. A secretária de saúde, Kathleen Sebelius, que anunciou sua renúncia neste mês depois de supervisionar a implementação fracassada do Obamacare, subiu ao pódio para tentar corrigir o problema técnico.
Obama também criticou republicanos de bloquear sua tentativa de aumentar o salário mínimo. " Se você quer ser pago para não trabalhar, você deve correr para o Congresso como qualquer outra pessoa", disse.
(Reportagem adicional de Yasmeen Abutaleb)
______________________________________________
Presos são libertados após ataque à sede da polícia em Odessa
Ativistas pró-Rússia invadiram prédio da polícia e forçaram libertação de grupo preso desde sexta
Ativistas pró-Rússia atacaram neste domingo a sede da polícia na cidade de Odessa, na Ucrânia, e forçaram a libertação de várias pessoas presas desde a sexta-feira.
As prisões haviam sido feitas após o episódio violento que terminou com a morte de 40 pessoas, a maioria separatistas, em um incêndio dentro de um prédio da cidade.
Centenas de ativistas participaram da ação neste domingo. Eles iniciaram um protesto pacífico que se tornou violento quando manifestantes – alguns mascarados e carregando armas improvisadas –, quebraram janelas e arrombaram os portões do prédio da polícia. Eles também teriam usado um caminhão para forçar a entrada no edifício.
Um grupo de detidos foi então libertado pela polícia, em uma aparente tentativa de acalmar os ânimos da multidão, que entoava as palavras de ordem "Rússia, Rússia".
O repórter do jornal britânico The Daily Telegraph, Roland Oliphant, presenciou quando bandeiras ucranianas foram retiradas da sede da polícia e substituídas pelas da cidade de Odessa.
Investigação
Mais cedo, o primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, disse à BBC que vai ordenar uma investigação "completa e independente" do incidente da sexta-feira.
Ele culpou as forças de segurança por "não terem feito nada" para impedir a violência e as mortes.
"As forças de segurança foram ineficazes e violaram a lei", acrescentou.
Segundo autoridades, algumas vítimas foram sufocadas pela fumaça enquanto outras morreram ao pular do alto do prédio.
De acordo com testemunhas, as milícias atiravam contra a multidão na rua quando coquetéis molotov foram lançados contra o prédio e o puseram em chamas.
No sábado, centenas de pessoas se reuniram em frente ao local da tragédia para expressar sua raiva e frustração, muitos carregando flores em memória das vítimas.
Enquanto isso, o governo continua uma ofensiva militar para retomar cidades ocupadas por milícias separatistas no leste.
Durante uma celebração neste domingo (04), o papa Francisco pediu aos fiéis para que rezem pelas vítimas da violência na Ucrânia. "Peço que vocês rezem a Maria pela situação na Ucrânia, onde a tensão não cessa. A situação é grave. Rezo com vocês pelas vítimas desses dias, pedindo ao Senhor que coloque no coração de todos os sentimentos de pacificação e de fraternidade", disse o Pontífice.
Ele também pediu orações para as famílias que perderam parentes no grande deslizamento de terra no Afeganistão, na sexta-feira (02), que deixou mais de dois mil mortos. "Rezemos também para os mortos por causa do grande deslizamento que ocorreu em uma vila do Afeganistão. Deus Onipotente, que conhece o nome de cada um deles, acolha a todos na sua paz e dê forças para que os sobreviventes sigam adiante, com o apoio necessário para aliviar os sofrimentos deles", declarou Francisco.
O papa ainda aproveitou para saudar as pessoas que participam da Marcha pela Vida, que estavam na audiência. "Saúdo a associação que há 20 anos luta contra todas as formas de abuso contra os menores. Obrigado pelo seu empenho", finalizou o papa Francisco.
______________________________________________
Malaysia Airlines vôo MH370 encontrado atualização: Últimas notícias diz avião pode estar em Baía de Bengala
Empresa australiana encontra possível destroços do avião debaixo d'água.
Publicado 4 de maio, 2014 | Brownie Marie
Funcionários da Malásia está considerando enviar navios para ajudar na busca de hoje para a falta de Malaysian Airlines Flight MH370 na Baía de Bengala.
Bangladesh enviou dois navios da marinha da baía no dia 2 de maio, depois de a empresa australiana GeoResonance relataram a descoberta de possíveis destroços do avião debaixo d'água.
Vôo 370 desapareceu em 8 de março durante o vôo de Kuala Lumpur, na Malásia para Pequim, China. Nem um local do acidente nem destroços confirmou foram encontrados até o momento.
De acordo com seu website , GeoResonance realiza levantamentos geofísicos e explorações subsuperficiais com mais de 20 tecnologias. Em 29 de abril, o diretor da empresa, David Pope, divulgado que, usando campos eletromagnéticos, os cientistas foram capazes de detectar grandes quantidades de alumínio e outros metais cerca de 120 quilômetros ao sul de Bangladesh.
O Boeing 777 é faltando cerca de 70 por cento de alumínio.
Papa disse que os funcionários da Malásia não respondeu aos telefonemas repetidos e-mails de GeoResonance até que ele apresentou os resultados de sua empresa para a mídia.
"Somos um grande grupo de cientistas, e que estavam a ser ignoradas, e pensávamos que tínhamos a obrigação moral de chegar em nossas conclusões às autoridades", disse o Papa, segundo a CNN .
Depois de investigar investigação e as conclusões de GeoResonance, Austrália e Malásia têm dúvidas de que o avião está na Baía de Bengala.
"Estou confiante de que a área no sul [indiana] Oceano é a área de pesquisa para a direita, e eu tenho certeza que dentro .. algum tempo, vamos encontrar a aeronave em que a área do Oceano Índico", Agência Conjunta Centro de Coordenação líder Angus Houston disse a CNN .
O ministro dos Transportes da Malásia Hishammuddin Hussein afirmou que ele gostaria de ajudar na busca de Bangladesh, mas não quer correr o risco de tempo e recursos.
"Eu só quero ressaltar que por [o envio de um navio para a Baía de Bengala], estamos nos distraindo da pesquisa principal", disse Hussein em um CNN entrevista.
"E no caso em que o resultado da pesquisa é negativo, quem é que vai ser responsável por essa perda de tempo?"
Ele acrescentou que as chances de o avião desaparecido sendo encontrado na baía são "altamente improvável".
Descarrilamento de metrô em Nova York deixa 19 feridos
04-05-2014
Acidente foi no Queens, em composição que se dirigia para Manhattan
Uma composição do metrô com cerca de 1.000 passageiros a bordo descarrilou nesta sexta-feira em Nova York, deixando 19 feridos, quatro deles com maior gravidade, indicou o Corpo de Bombeiros da cidade.
O acidente aconteceu com uma composição da linha F que se dirigia para Manhattan na altura da rua 65 com a Broadway, no Queens, indicou à AFP uma porta-voz da Autoridade Metropolitana de Transportes da cidade (MTA, nas siglas em inglês).
"Temos um total de 19 feridos, 15 com ferimentos menores e quatro potencialmente graves", disse depois à AFP um porta-voz dos bombeiros. A retirada dos cerca de mil passageiros do local do acidente levou por volta de uma hora.
Seis dos oito vagões da composição descarrilaram e ficaram danificados, segundo o presidente da MTA, Thomas Prendergast, citado na conta do órgão no Twitter. Ainda não se sabe o que causou o acidente.
"Foi uma experiência horrível. Pensei: 'Acabou, não vamos sobreviver'", disse Tayyib Siddiqui, de 31 anos, que estava no primeiro vagão, citado pelo jornal "New York Post".
Palestina adere a cinco tratados da ONU sobre direitos humanos
04-05-2014
Tratados abordam direitos das crianças, mulheres e pessoas com deficiência
A Palestina aderiu oficialmente nesta sexta-feira (2) a cinco tratados das Nações Unidas sobre os direitos Humanos, incluindo a Convenção das Nações Unidas contra a tortura e os direitos da criança, anunciou um porta-voz da ONU.
Trata-se das Convenções das Nações Unidas contra a Tortura (CAT), pela Eliminação da Discriminação Racial (CERD), contra Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW), pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD) e Direitos da Criança (CRC), indicou um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos durante coletiva de imprensa em Genebra.
Em 11 de abril, a Palestina tornou-se membro de quatro Convenções de Genebra e do Primeiro Protocolo Adicional, considerados textos fundamentais do Direito Humanitário.
O status de Estado observador obtido em novembro de 2012 junto à ONU abriu caminho para a Palestina ter acesso a várias convenções e organizações internacionais.
Fonte: G1
______________________________________________
Crazy in Love? Atlanta igreja adora Beyoncé
02-05-2014
Um grupo de Atlantans na Geórgia, EUA começaram uma igreja que se concentra exclusivamente em adorar ninguém menos que a rainha Bey si mesma.
A Igreja Nacional do Bey se reúne para cantar sucessos do membro filho da ex-Destiny todos os domingos. Conhecido por ter alguns dos fãs mais dedicados do mundo, a quem ela se refere como "Beys", Beyoncé conseguiu não só a fama mundial, mas um culto de seguidores. A maioria concorda, no entanto, que, considerando a estrela pop uma divindade está levando fãs para um nível totalmente novo.
Em um pouco do grupo tongue-in-cheek website , fundador ministro Diva 'Pauline John Andrews critica aqueles que condenaram vista da igreja e chamadas para uma vontade de estar aberto às suas crenças incomuns.
"Estamos muito desapontados com o fracasso do público a reconhecer a existência de uma divindade curta divina entre eles. Divindade de muitas vezes a pé a Terra em sua forma carne. Beyoncé irá transcender volta para o espírito uma vez que seu trabalho aqui na Mãe Terra foi concluída ", ela escreve.
"Como a nossa congregação começa a inchar, pedimos que você considere o que é mais real; um espírito invisível do alto, ou um andar, falar Deusa respirando que você mostra sua verdadeira forma diária ... Enquanto nós não acreditamos Beyoncé para ser a Criador, reconhecemos que ela ainda senta-se entre o trono de Deus.
"Nós humildemente pedimos que respeite nossas crenças, assim como você deseja aqueles que respeitar a sua. Abra sua mente para novas possibilidades e você vai ver, assim como fizemos, que Bey é um verdadeiro poder superior."
O grupo é, aparentemente, no processo de produção de 'Beybles' que irá ser distribuído ao público."Depois de ouvir a palavra divina escrita no Beyble, asseguramos-lhe que você também pode andar na verdade e alcançar um nível profundo de compreensão. Pode parecer estranho no começo, mas você só precisa de uma apresentação formal para a palavra" a igreja acrescenta.
"Mãe Bey é digno de seu louvor."
De acordo com o site satírico TheNewsNerd , Andrews sugere que há milhões de praticar 'Beyists' ao redor do mundo.
"Sempre que você ver um grande grupo de mulheres que defendem as ações de seu divaness divino, Bey, eles estão praticando Beyism", ela relatou ter dito.
"Não se trata de acreditar que ela ressuscitou dos mortos, ou que ela é perfeita ou algo assim, é de reconhecer que ela é a Diva Divina que todos nós nos esforçamos para ser."
Não está claro se o grupo é genuíno, ou melhor, está sendo usado como uma oportunidade para satirizar aqueles com crenças religiosas, mas a maioria assume o segundo.
Um boato já se espalhou de que um membro da igreja, uma jovem de 23 anos de idade, com o nome de Taniya Hattersfield, "sacrificado" a si mesma por infligir ferimentos a faca contra o peito. Esta história foi revelado como falso, no entanto.
Apesar de muitas críticas, a igreja não mostra nenhum sinal de fechar suas portas e manifestou o desejo de pedir ao 'deusa' se a vir e pregar.
"As doações foram despejados e em breve teremos o suficiente para construir um templo em honra da Mãe Bey. Vamos convidá-la para falar com seu rebanho, uma vez que as portas estão abertas", Andrews revelou.
Beyoncé ainda não comentou sobre a atividade da igreja.
Assista a Igreja Nacional do comercial da Bey abaixo:
______________________________________________
Estado de Roberto Bolaños ‘é grave’, diz jornal
Bolaños, famoso por viver o personagem Chaves na TV, não está mais conseguindo se mover. Ele está se recuperando em Cancún
RIO — Roberto Gómez Bolaños, de 85 anos, famoso por viver o personagem Chaves na TV, encontra-se em estado grave, segundo o jornal Basta! A publicação afirma que o ator está doente desde novembro de 2013, com base em declarações de amigos próximos à família. Bolaños não está mais conseguindo se mover e pode nunca mais se recuperar, diz a matéria.
“O estado dele é grave, mas estável, assim dizem seus médicos, que também já afirmaram que não existe esperança de recuperação. Eles temem o pior e estão até se preparando para isso”, disse um amigo.
Roberto Gómez Bolaños está se recuperando em Cancún. Há alguns anos, ele se mudou para o balneário junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série. O casal vive em uma casa próximo à Lagoa de Nichupté. O local fica livre do assédio da imprensa mexicana.
Em 21 de fevereiro, data de aniversário do comediante, um familiar já dava sinais que a saúde de Chespirito, como o humorista é conhecido, andava frágil.
“Não teremos uma festa, na hora do almoço vamos ao seu quarto para parabenizá-lo. Sua saúde está frágil e, há algum tempo, ele fica na cama, com acompanhamento médico. Fica uma pessoa com ele 24 horas por dia”, contou à Agência Efe o parente próximo, que preferiu não se identificar.
De acordo com a assessoria do artista, Bolaños “teve algumas recaídas, normais para uma pessoa de 85 anos, mas está em constante comunicação com a família”.
Veja comunicado na íntegra:
“A saúde de Roberto Gómez Bolaños se mantém estável nas últimas semanas. Ele descansa em sua casa em Cancún, já que o clima e a altura da cidade lhe favorecem. Nos últimos meses, teve algumas recaídas, normais para uma pessoa de 85 anos, mas está em constante comunicação com a família. Os médicos nessa cidade são excelentes e atendem a qualquer problema que apareça”, disse Maribel Aguilar, do Grupo Chespirito.
______________________________________________
John Kerry vai ao Sudão do Sul para exigir aplicação de cessar-fogo
02-05-2014
Conflito atinge país há quatro meses. Cessar-fogo assinado em janeiro não deu resultados.
O secretário americano de Estado, John Kerry, chegou nesta sexta-feira (2) ao Sudão do Sul para exigir a aplicação de um cessar-fogo no conflito que atinge há quatro meses o país, também ameaçado pela fome, observou um jornalista da AFP.
'O secretário Kerry repetirá a obrigação de respeitar o acordo de cessar-fogo e de parar imediatamente com os ataques contra os civis para todas as partes', declarou uma porta-voz do departamento de Estado, Jen Psaki, em um comunicado.
Também pedirá aos combatentes que 'cooperem totalmente com as Nações Unidas e as organizações humanitárias para proteger os civis e entregar ajuda vital à população do Sudão do Sul', acrescentou Psaki.
Um cessar-fogo assinado em janeiro não deu resultados.
Em um contexto de risco de fome e temores de genocídio, os dois grupos presentes, as forças governamentais do presidente Salva Kiir e os rebeldes de seu ex-vice-presidente Riek Machar, foram acusados de múltiplos crimes, como massacres étnicos, estupros ou recrutamento de crianças-soldado.
Kerry, que se reunirá com o presidente Kiir, também conversará com os chefes das forças de manutenção de paz da ONU e com líderes da sociedade civil e chefes comunitários.
Um milhão de sul-sudaneses fugiram de seus lares desde o início da guerra. Dezenas de milhares de refugiaram nas bases da ONU em todo o país.
Na véspera desta visita a Juba, capital mais jovem do planeta, Kerry alertou para os riscos de genocídio e de fome no país, e ameaçou os líderes de ambos os grupos com sanções.
______________________________________________
Mina desmorona e deixa três mineiros mortos e 13 desaparecidos na Colômbia
Uma mina ilegal desmoronou em uma pequena vila de Santander de Quilichao, no Estado de Cauca, sudoeste da Colômbia, quando pelo menos 30 pessoas garimpavam ouro. O acidente ocorreu à meia-noite de quarta-feira e até agora três corpos foram recuperados. O comandante do Corpo de Bombeiros local, Víctor Claros, disse ao EL PAÍS que há 13 pessoas desaparecidas, embora o número de vítimas possa aumentar, já que muitos mineiros informais não são desta região. "Essas 13 pessoas são aquelas que foram listadas pelas famílias", disse Claros, descartando que menores de idade teriam ficado soterrados, como a imprensa local sugeriu.
O acidente ocorreu no povoado conhecido como San Antonio, a 15 minutos de Santander de Quilichao, onde trabalha principalmente a população afrocolombiana. Estes tipos de minas foram proibidos pelo Governo porque, aparentemente, não servem apenas para financiar os grupos armados ilegais, mas também porque não possuem medidas de segurança adequadas para a atividade, o que coloca em risco a vida dos mineiros.
Santander de Quilichao, que era uma área tradicionalmente agrícola, começou a transformar a sua economia há cerca de oito meses devido à chegada de máquinas pesadas e mineiros de outras regiões, que, sem permissão nem medidas de segurança, começaram a escavar as margens do rio Quinamayo. "Eles estão explorando os minerais por todos os lados do rio, em um terreno a céu aberto", disse o comandante dos Bombeiros que organiza a busca pelos desaparecidos. Esta operação começou à meia-noite de quarta-feira com a ajuda de uma retroescavadeira que paradoxalmente os mineiros estavam usando para procurar ouro.
Durante a quinta-feira, se uniram à missão de salvamento mais 10 máquinas, 70 bombeiros dos Estados de Valle e Cauca e um grupo de agentes de resgate da polícia de Bogotá, que tentavam retirar cerca de 80 toneladas de terra e lama que cobriam espécies de túneis feitos por estes garimpeiros na "forma de uma rua longa e profunda", disse Claros.
As autoridades acreditam que as pessoas soterradas estariam a uma profundidade de 20 metros, de modo que as buscas foram intensificadas e não serão suspensas durante a noite. Elas também esperam que durante a manhã desta sexta-feira cheguem outras esquipes especializadas em resgate neste tipo de tragédia.
O comandante da Polícia Nacional, o general Rodolfo Palomino, afirmou no fim da tarde em uma entrevista coletiva que 1.719 minas (a céu aberto e de escavação) foram interceptadas na luta contra a mineração ilegal e criminosa. "Esta tragédia que aconteceu na noite de quarta-feira foi evitada mais de 1.700 vezes", disse a autoridade, esclarecendo que essa operação não serviu apenas para perseguir criminosos que praticam esta atividade, mas também para evitar o impacto ambiental.
Enquanto isso, a Defensoria Pública pediu ao Governo para intervir nestes tipos de minas a fim de evitar tragédias como a de San Antonio, onde se estima que cerca de 1.500 pessoas trabalhem. De acordo com o órgão, que já havia alertado sobre o que poderia acontecer, em 25 de fevereiro a polícia e funcionários do Ministério Público apreenderam várias máquinas que operavam neste vilarejo, tanto que um funcionário da prefeitura teve que deixar o cargo por ameaças contra a sua vida. Em um comunicado, o órgão advertiu que, de acordo com informações que estão sendo investigadas, guerrilheiros da sexta frente das FARC estão presentes na área como parte da mineração ilegal, "cobrando uma taxa pela entrada e operação das retroescavadeiras, assim como pela produção".
______________________________________________
Rússia pede reunião de emergência com Conselho de Segurança da ONU
Assunto do encontro seria escalada de violência na Ucrânia. Em Odessa, militantes pró-Rússia atacaram apoiadores do governo de Kiev.
O governo da Rússia pediu nesta sexta-feira (2) uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar a situação na Ucrânia.
De acordo com a agência de notícias France Presse, o encontro, em Nova York, era esperado para acontecer antes do meio-dia, hora local.
O pedido russo deve-se ao aumento da violência no leste da Ucrânia. A reunião seria aberta, informaram diplomatas.
O encontro seria o 13º a acontecer desde que a crise na Ucrânia se instalou, no fim de 2013. Nenhuma dessas reuniões formais ou mesmo sessões de consulta resultaram em uma posição comum do Conselho.
Operação militar
Separatista pró-Rússia faz guarda armada em barricada na cidade de Slaviansk, no sudeste da Ucrânia (Foto: Baz Ratner/Reuters)
Ainda nesta sexta, o governo ucraniano iniciou uma operação militar na região de Slaviansk, reduto separatista, que ganhou uma resposta furiosa da Rússia. Segundo Kiev, a ação se encaminha para uma catástrofe.
De acordo com as agências russas, os milicianos pró-Moscou derrubaram dois helicópteros e um piloto morreu, enquanto outro foi capturado, segundo o autoproclamado prefeito da cidade, Viacheslav Ponomariov.
O Ministério do Interior da Ucrânia confirmou que as aeronaves foram destruídas e que dois militares morreram e vários ficaram feridos na operação até o momento.
Confronto em Odessa De acordo com a AFP, confrontos entre partidários da Ucrânia e apoiadores da causa russa já deixaram feridos em Odessa, na região litorânea do país, próxima ao Mar Negro.
Segundo um jornalista da agência, centenas de militantes pró-Rússia, com capacetes e armados com pedaços de madeira, atacaram um grupo de apoiadores do governo da Ucrânia no centro da cidade.
A polícia tentou intervir, mas o incidente terminou com uma dezena de feridos.
Entenda a crise A Ucrânia vive uma grave crise social e política desde novembro de 2013, quando o governo do então presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE), alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia, seu principal aliado.
A oposição e parte da população não aceitaram a decisão, e foram às ruas, realizando protestos violentos que deixaram mortos e culminaram, em 22 de fevereiro de 2014, na destituição do contestado presidente pelo Parlamento e no agendamento de eleições antecipadas para 25 de maio.
Houve a criação de um novo governo pró-União Europeia e anti-Rússia, acirrou as tensões separatistas na península da Crimeia, de maioria russa, levando a uma escalada militar com ação de Moscou na região. A Crimeia realizou um referendo que aprovou sua adesão à Rússia, e o governo de Vladmir Putin procedeu com a incorporação do território, mesmo com a reprovação do Ocidente.
Após a adesão da Crimeia ao governo de Moscou, outras regiões do leste da Ucrânia, de maioria russa, também começaram a sofrer com tensões separatistas. Militantes pró-Rússia tomaram prédios públicos na cidade de Donetsk e a proclamaram como "república soberana", marcando um referendo sobre a soberania nacional para 11 de maio. A medida não foi reconhecida por Kiev nem pelo Ocidente. Outras cidades também tiveram atuação de milícias russas, como Lugansk e Kharkiv.
O conflito reflete uma divisão interna do país, que se tornou independente de Moscou com o colapso da União Soviética, em 1991. No leste e no sul do país, o russo ainda é o idioma mais usado diariamente, e também há maior dependência econômica da Rússia. No norte e no oeste, o idioma mais falado é o ucraniano, e essas regiões servem como base para a oposição – e é onde se concentraram os principais protestos, incluisive na capital, Kiev.
Avião da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, está desaparecido desde o início de março.
O responsável pela operação internacional de busca pelo voo MH370, o australiano Angus Houston, afirmou nesta sexta-feira (2) que pode levar até um ano para que o avião desaparecido da Malaysia Airlines seja encontrado. Ele disse, no entanto, estar confiante de que o aeronave será encontrada.
Na semana que vem, representantes da Austrália, China e Malásia vão se reunir na capital australiana, Canberra, para discutir o andamento das buscas. Nesta quinta-feira (2), um relatório revelou uma diferença de quatro horas entre o desaparecimento do MH370 e o início das operações de busca.
O estudo preliminar, do Ministério dos Transportes da Malásia, também apontou que os controladores de tráfego aéreo só perceberam que o avião havia desaparecido 17 minutos depois dele ter sumido dos radares.
A aeronave, com 239 pessoas a bordo, desapareceu no dia 8 de março enquanto sobrevoava o Mar do Sul da China. O avião partiu de Kuala Lumpur, na Malásia, e deveria aterrissar em Pequim, na China, seis horas depois.
Autoridades acreditam, no entanto, que o avião tenha caído no mar em algum ponto a oeste da cidade australiana de Perth, a milhares de quilômetros longe de sua rota original.
O motivo do desvio permanece desconhecido. Uma operação de buscas envolvendo vários países ainda ainda não encontrou vestígios da aeronave. No início dessa semana, a Austrália anunciou que a operação estava entrando em uma "nova fase", depois de realizar uma busca na área onde tinham sido captados sinais eletrônicos semelhantes aos da caixa-preta do avião.
'Totalmente comprometido' A reunião na Austrália na semana que vem ajudará a definir a próxima etapa das operações de busca, disseram autoridades.
"Esse encontro é muito importante porque formalizará o caminho que devemos seguir para garantir que essa busca continue com urgência e não seja interrompida em nenhum momento", afirmou Houston.
A busca por destroços da aeronave foi adiada sem prazo determinado. Já a operação no solo submarino será estendida para a área onde as autoridades acreditam - com base em imagens de satélite - que o avião tenha caído.
"A busca deverá levar provavelmente cerca de oito meses, talvez de oito a 12 meses se nós tivermos um clima ruim ou outros problemas", disse Houston. "Mas nós estamos totalmente comprometidos em achar o MH370 e estou pessoalmente confiante de que, com uma busca efetiva, nós acharemos em algum momento essa aeronave".
Relatório Na noite da última quinta-feira, as autoridades da Malásia divulgaram um relatório preliminar sobre o avião desaparecido. Segundo um rascunho do estudo, os controladores de tráfego aéreo do Vietnã contataram seus colegas de Kuala Lumpur a 01h38 (hora local) para comunicar sobre o desaparecimento do avião, 17 minutos depois dele ter sumido dos radares. A operação de busca e resgate teve início quatro horas depois, às 05h30 locais.
O relatório também recomendou a introdução de um rastreamento em tempo real de voos aéreos comerciais, ao destacar que houve duas ocasiões recentes em que grandes aviões desapareceram sem deixar registros de suas últimas posições - os voos MH370 e o AF447, da Air France. em 2009 (que caiu no meio do Oceano Atlântico, com 228 passageiros a bordo).
"Essa incerteza criou uma dificuldade significativa para localizar a aeronave em tempo hábil", informou o relatório.
Atualmente, não há qualquer exigência nesse sentido por parte da Autoridade de Avião Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês), o órgão das Nações Unidas que fiscaliza a aviação global.
Enquanto isso, a Malaysia Airlines pediu a familiares dos passageiros para deixar o hotel em Kuala Lumpur onde estão temporariamente hospedados e ir para casa.
A companhia aérea diz demonstrar "profunda solidariedade à angústia contínua e inimaginável, e ao dano sofridos por aqueles com entes queridos a bordo do avião", mas alertou que as buscas seriam "um processo longo". A empresa acrescentou ainda que os familiares devem aguardar por atualizações 'no conforto de suas casas'.
______________________________________________
Ucrânia: militares começam operação para retomar controle de Slaviansk
As Forças Armadas ucranianas começaram hoje (2) uma operação militar em Slaviansk, no Sudoeste do país, para retomar o controle da cidade, informou a imprensa russa e ucraniana.
Os milicianos pró-russos abateram dois helicópteros, em que um dos pilotos morreu e o outro foi capturado, de acordo com o presidente da Câmara da cidade, Viacheslay Ponomariov.
O líder das chamadas Forças de Autodefesa, Igor Strelkov, disse que a cidade está bloqueada pelas tropas ucranianas e que 20 helicópteros foram usados na ofensiva.
"Todas as estradas estão cortadas, e de todas as direções estão chegando carros blindados e soldados (...). Eles [os ucranianos] utilizaram 20 helicópteros contra nós, de combate e transporte de tropas. O inimigo bloqueou a cidade por completo, as entradas e saídas", disse Strelkov a um canal de televisão russo.
Outros meios de comunicação informam que, além de tiros e explosões, ouviu-se uma sirene de alerta na cidade.
Um porta-voz dos pró-russos disse à Agência RIA Nóvosti que o "ataque está apontado para vários pontos de controle ao mesmo tempo". Acrescentou que já tinham chegado "blindados e veículos militares" e que dois helicópteros "desembarcam soldados que atacam os pontos de controle". Há informações de vários feridos entre as tropas pró-russas.
O governo de Kiev ainda não confirmou a operação e os meios de comunicação ucranianos relatam os acontecimentos por meio de informações das agências russas.
O Ministério do Negócios Estrangeiros russo advertiu, nessa quinta-feira, as autoridades de Kiev que, na hipótese de lançamento de uma ofensiva, poderiam existir "consequências catastróficas".
______________________________________________
Protestos marcam o Dia do Trabalho em todo o mundo
Em Istambul, a polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, que quiseram recordar os direitos dos trabalhadores na Praça Taksim
Milhões de pessoas em todo o mundo saíram hoje (1º) às ruas para lembrar o Dia do Trabalho, marcado por concentrações pacíficas, mas também confrontos com a polícia e registro de feridos, como na Turquia e no Camboja.
Em Istambul, a polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, que quiseram recordar os direitos dos trabalhadores na Praça Taksim, um espaço emblemático de contestação ao governo turco e onde as autoridades proibiram manifestações. Pelo menos 139 pessoas foram detidas e 58 ficaram feridas.
Em Phnom Penh, capital do Camboja, as celebrações do 1º de Maio também foram marcadas por atos violentos. A polícia usou cassetetes e paus para dispersar os manifestantes concentrados no Parque da Liberdade. O protesto foi organizado pelos sindicatos que contestam a exploração dos trabalhadores da indústria têxtil, onde os salários são, em média, de US$ 100 por mês.
Em Kuala Lumpur, na Malásia, milhares de pessoas protestaram contra um novo imposto decidido pelo governo. Também foram registadas concentrações de trabalhadores na Indonésia e nas Filipinas.
Na Europa, também estão ocorrendo protestos contra as políticas de austeridade, que têm provocado consequências sociais em vários países do continente. Na Espanha, por exemplo, estão previstas manifestações em mais de 70 cidades. Os sindicatos espanhóis questionam as medidas adotadas pelo governo diante da alta taxa de desemprego, que chegou a 26%, com quase 6 milhões de desocupados.
Policiais tentam conter manifestantes com jatos d'água e bombas de gás (Foto: Associated Press)
Na Grécia, as principais cidades foram tomadas por milhares de pessoas que escolheram o dia de hoje para manifestar contra as políticas impostas pelos credores internacionais. O 1º de Maio para os gregos coincide com o quarto ano do primeiro pacote de ajustes impostos pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As medidas, segundo os sindicatos, representaram um “ataque frontal contra os trabalhadores, jovens e reformados, com cortes salariais dramáticos e a abolição dos direitos laborais”.
Na Rússia, as principais cidades também foram palco de manifestações. Pela primeira vez, desde o fim da União Soviética, em 1991, os sindicatos organizaram uma manifestação na Praça Vermelha, junto ao Kremlin, onde mais de 100 mil pessoas se reuniram.
Entre os participantes, muitos traziam bandeiras de cidades rebeldes da Ucrânia pró-Rússia e cartazes pedindo a demissão do governo russo de Dmitri Medvedev. Na Crimeia, mais de 100 mil pessoas concentraram-se hoje em Simferopol (capital da península da Crimeia) e, segundo o primeiro-ministro Serguéi Axiónov, esta foi a maior manifestação da história da Crimeia em um Dia do Trabalho e a primeira após a anexação da península pela Rússia.
Na Argentina, entidades políticas e sindicais também organizam manifestações nas ruas e praças públicas. Grupos pró e contra o governo da presidenta Cristina Kirchner devem sair às ruas em mobilizações em pontos tradicionais da capital Buenos Aires, como a Praça de Maio e o Congresso Nacional.